Y&R Argentina X Governo Britânico
Em mais um episódio do imbróglio diplomático, Murdoch, da News Corporation é citado
Sobraram acusações até para Rupert Murdoch no caso do comercial realizado pela Y&R Argentina. A campanha gerou uma crise diplomática ao descrever que os atletas argentinos treinam em solo nacional para ganhar na Olímpiada que será realizada na Inglaterra. Entretanto, o solo em questão está nas Ilhas Malvinas, ou Falklands – território britânico conquistado após uma guerra.
Depois do Grupo WPP, que tem como CEO o britânico Martin Sorrell e do qual a Young faz parte, ter se pronunciado embaraçado pela campanha e rogado à agência para que retire a campanha do ar, mas sem sucesso, foi a vez do Ministro do Exterior da Argentina falar. Hector Timerman enviou um comunicado dizendo que os jornais que noticiaram o fato e declararam apoio aos ingleses, são todos do grupo de Murdoch, o News Corporation.
Ele observou que Philip Hammond, o secretário de defesa britânico, escolheu o Sky News para se referir ao governo argentino. E avaliou que além desse jornal, várias outras publicações na Austrália, EUA e no Reino Unido, que relataram a história, têm Murdoch como acionista. "Estes são os mesmos jornalistas que roubaram e-mails, telefones e pagaram por informações que pertenciam a membros importantes da oposição do governo britânico", destacou Timerman,
O vídeo em questão
A campanha faz parte de um esforço do governo de Cristina Kirchner para defender as Malvinas como território argentino, e faz referência ao fato de que os Jogos Olímpicos de 2012 ocorrem em Londres.
Para filmar o atleta – Fernando Zylberberg, que atua no hóquei de grama – a agência e a produtora Fly Films se envolveram em uma missão secreta que levou sua equipe para as Malvinas e, por uma semana, não teve a movimentação notada pelas autoridades. A desculpa oficial é que o atleta participaria da Maratona Standard Chartered Stanley, ocorrida em 18 de março.