Marketing

NFL troca São Paulo por Rio para evento do Super Bowl

Após três temporadas, in Brasa é substituído pelo Super Bowl Experience que também ocorre na Alemanha, Austrália, Canadá e outros países

i 23 de janeiro de 2026 - 12h46

NFL muda endereço de evento do Super Bowl no Brasil (Crédito: Focus-on-SportGetty-Images)

NFL muda endereço de evento do Super Bowl no Brasil (Crédito: Focus-on-SportGetty-Images)

Pela primeira vez, depois de três temporadas, a cidade de São Paulo não receberá o evento NFL in Brasa, que é realizado pela Effect Sport, agência oficial da NFL no Brasil.

Neste ano, o País receberá Super Bowl LX Experience, que será no Rio de Janeiro, no dia 8 de fevereiro e acontecerá simultaneamente com Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, México e Reino Unido, durante a exibição da finalíssima da liga norte americana de futebol.

Essa é a primeira vez que a National Football League (NFL) realiza uma ação nesses moldes. A versão brasileira será realizada no Armazém 3, na Zona Portuária, onde em setembro do ano passado aconteceu a watch party do NFL São Paulo Game 2025, e será apresentada pela XP Investimentos.

Assim como acontecia na versão paulista, evento exibirá todas as ações que ocorrerão em São Francisco, no Levi’s Stadium, palco do Super Bowl deste ano, inclusive a apresentação de Bad Bunny no halftime show. Além disso, A programação inclui experiências exclusivas, atrações musicais e gastronômicas e uma loja oficial NFL Shop.

NFL no Rio

No ano passado, a NFL confirmou a troca de endereço para o já tradicional jogo no Brasil. Para 2026, a partida da temporada regular acontecerá no Maracanã, conhecido como templo do futebol brasileiro, para ser o palco do novo jogo, no Rio de Janeiro.

A iniciativa acontece por meio de um contrato firmado pela liga junto com a Prefeitura da cidade do Rio. A partida será realizada em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal e ao longo desse período, ao menos três jogos, da temporada regular, acontecerão na capital fluminense.

Segundo informações apuradas pela reportagem de Meio e Mensagem, a liga norte-americana já demonstrava um desejo de levar um jogo ao Maracanã, por conta de toda a mítica do estádio, considerado um dos principais do País, palco de jogos da Copa do Mundo, final de Libertadores e outras decisões.

Com a concretização do jogo no Rio, essa será a terceira temporada seguida que a liga norte-americana inclui o Brasil em sua rota de destinos internacionais, sendo um dos principais movimentos da NFL para se aproximar o público brasileiro, que é o terceiro principal no consumo do esporte, depois de Estados Unidos e México.

O último evento, que aconteceu na Neo Química Arena, em São Paulo, levou 47.627 fãs às arquibancadas do estádio, e tinha a previsão de movimentar cerca de R$ 330 milhões, segundo a prefeitura.

A nova era da transmissão no Brasil

O Super Bowl LX Experience Rio Apresentado por XP é uma ação que reforça a presença da NFL no País. Além dos jogos da temporada regular, a liga também promove no Brasil um calendário de NFL Flag, programa oficial de flag football da NFL.

Mas a troca de sede para os seus eventos, não é a única movimentação da liga no País. A temporada 2025/26 ficou marcada pela pulverização das transmissões de futebol americano no Brasil. O esporte, que há mais de 30 anos tinha a ESPN, e posteriormente Disney+, como casa, hoje se encontra em um cenário pulverizado, com jogos distribuídos em diferentes canais, como já acontece nos Estados Unidos, país sede da competição.

A Globo adquiriu os direitos da liga para seus canais. Com isso, as partidas estão divididas entre ESPN (e Disney+), SporTV e no canal multiplataforma GE TV, em que o pacote também contempla as seis partidas de playoffs e o SuperBowl, que acontecerá no dia 8 de fevereiro de 2026, fazendo com que aconteça uma divisão semelhante ao território norte-americano.

Ainda no ano passado, a Disney conseguiu reverter a decisão de que a exibição da finalíssima que seria exclusiva da empresa de mídia paulista e garantiu a exibição da partida.

A exibição do Super Bowl pela ESPN e Disney+ marca uma mudança na divisão dos direitos, que já é algo que acontece nos EUA.

Embora estivesse, até então, de fora do Super Bowl em 2026, a ESPN ainda vinha tentando negociar com a NFL para conseguir exibir a decisão da liga, por conta, inclusive, de sua longa relação com a modalidade, já que o canal esportivo transmite os jogos da NFL no Brasil desde a década de 1990.

Agora, os direitos do Super Bowl deixam de ser exclusivos ao menos em 2026.