NFL confirma jogo no Rio de Janeiro
Marcada para 2026, partida acontecerá no Maracanã nos moldes de como já aconteceu em São Paulo

Jogo no Rio será a terceira partida da NFL a acontecer no Brasil (Crédito: Valeria Contado)
A National Football League (NFL), confirmou nesta sexta-feira, 26, que o Rio de Janeiro sediará um jogo da temporada regular da liga em 2026. A entidade esportiva escolheu o Maracanã, conhecido como templo do futebol brasileiro, para ser o palco do novo jogo, em um novo contrato entre a liga e a cidade do Rio de Janeiro, que terá duração de cinco anos.
Ao longo desse período, ao menos três jogos, da temporada regular, acontecerão na capital fluminense. A partida será realizada em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal.
Nas últimas semanas, ficaram mais fortes os rumores de que o Rio de Janeiro seria o palco do próximo jogo da NFL no Brasil, conforme foi apurado por Meio & Mensagem.
Segundo informações apuradas pela reportagem de Meio e Mensagem, a liga norte-americana já demonstrava um desejo de levar um jogo ao Maracanã, por conta de toda a mítica do estádio, considerado um dos principais do País, palco de jogos da Copa do Mundo, final de Libertadores e outras decisões.
Embora o presidente da SPTuris, Gustavo Pires, tenha dito em entrevista à ESPN recentemente, e confirmado pela reportagem de Meio & Mensagem, que há uma discussão entre as partes para acertar a vinda de mais um jogo à capital Paulista, a cidade de São Paulo ainda não foi confirmada como destino.
Ainda é possível que a NFL promova, além do jogo no Rio de Janeiro, uma partida também em São Paulo, como aconteceu em 2024 e 2025.
São Paulo na rota da liga
São Paulo foi a primeira cidade a sediar um jogo da NFL no Brasil. A partida, que aconteceu em 2024, conhecida pelo nome de São Paulo Game, abriu a temporada com o confronto entre Philaphelphia Eagles e Green Bay Packers, levou 47.236 torcedores à Neo Química Arena.
Dados divulgados pela prefeitura apontam que, na ocasião, o evento movimentou quase R$ 340 milhões na economia local.
Já a segunda edição, que ocorreu no início de setembro deste ano, levou 47.627 fãs às arquibancadas do estádio, e deve gerar um movimento de R$ 330 milhões, também segundo a prefeitura.
NFL no Brasil
Com a concretização do jogo no Rio, essa será a terceira temporada seguida que a liga norte-americana inclui o Brasil em sua rota de destinos internacionais, sendo um dos principais movimentos da NFL para se aproximar o público brasileiro, que é o terceiro principal no consumo do esporte, depois de Estados Unidos e México.
No início deste mês, Luis Martinez, general manager no Brasil, afirmou durante o NFL Media Summit, que a intenção da liga norte-americana é se tornar cada vez mais próxima do público brasileiro.
Para isso, trabalha no desenvolvimento de parcerias que possibilitam trabalhar conteúdo, esporte e cultura. “Estamos fazendo parcerias globais para produzir conteúdo e desenvolver projetos localmente. Esse é um grande passo para a NFL, agora temos um compromisso mais consistente”, afirmou.
Um desses aspectos será a criação de base voltada para o flag, a fim de incentivar jovens meninas a praticar futebol americano. Além disso, o Dolphins, um dos times participantes do programa de mercados globais no Brasil, quer reforçar a conexão com a cultura e com o público, especialmente com o júnior.
Dentro desse programa de aproximação do público, São Paulo será a primeira sede a receber recursos da NFL Fundation, organização dedicada a desenvolver projetos esportivos de futebol americano juntamente com as comunidades. As Fundações Eprocad e Gol de Letra e o Instituto Baccarelli serão alguns dos destinos desses investimentos.
Todas essas ações culminam na campanha “A gente também joga”, que visa traduzir a forma como os brasileiros se relacionam com o esporte americano, além de ser um dos esforços da liga em se conectar com os fãs.