Mídia

A nova era das transmissões de NFL no Brasil

Chegada de novos players no mercado de transmissão esportiva também promove mudanças no consumo de futebol americano

i 24 de setembro de 2025 - 7h54

NFL terá transmissões pulverizadas em players de TV por assinatura e YouTube (Crédito: Valeria Contado)

NFL terá transmissões pulverizadas em players de TV por assinatura e YouTube (Crédito: Valeria Contado)

Nota atualizada às 17:24h.

O ano que marca a concretização da pulverização das transmissões de futebol no Brasil, por meio da vigência da Lei do Mandante que deu aos clubes brasileiros o poder de decidir onde gostariam de exibir seus jogos em casa, é também o ano que marcou a pulverização das exibições dos jogos da National Football League (NFL) no País.

O esporte, que há mais de 30 anos tinha as ESPN, e posteriormente Disney+, como casa, hoje se encontra em um cenário pulverizado, com jogos distribuídos em diferentes canais, como já acontece nos Estados Unidos, país sede da competição.

Por aqui, a Globo adquiriu os direitos da liga para seus canais. Com isso, as partidas estão divididas entre ESPN (e Disney+), SporTV e no canal multiplataforma GE TV, em que o pacote também contempla as seis partidas de playoffs e o SuperBowl, que acontecerá no dia 8 de fevereiro de 2026, fazendo com que aconteça uma divisão semelhante ao território norte-americano.

O primeiro jogo na casa nova foi entre Los Angeles Charges e Kansas City Chiefs, que aconteceu no Brasil durante o São Paulo Game no dia 5 de setembro. Este também teve exibição nos canais Disney e na Cazé TV, por meio de um acordo global com o YouTube.

São Paulo Game

A distribuição dos direitos dos jogos internacionais é feita de maneira independente do que acontece na temporada regular, por isso, existe uma distinção de players que foram responsáveis por exibir o confronto que aconteceu na Neo Química Arena, em São Paulo.

Para esse ano, além dos players que detinham os direitos de exibição da competição, a NFL fechou um acordo global com o Youtube para transmitir essa partida em especial.

O contrato contemplou diversos canais nativos da plataforma, sendo a CazéTV a representante brasileira. No ano passado, o canal de Casimiro Miguel já havia realizado a transmissão da partida que aconteceu no Brasil.

“O Brasil foi premiado com esse primeiro jogo aberto global. O YouTube vem se consolidando como uma plataforma onde as entidades esportivas encontraram um poder de escala global, uma com uma conexão e a criação de comunidades locais”, explica Victor Machado, head de esportes do YouTube no Brasil.

O executivo defende que o País tem sido vanguardista nesse sentido, já que tem investido em transmissões esportivas desde 2020 com a compra dos direitos de transmissão da Copa do Nordeste. “Estamos transformando o jeito como o brasileiro consome esporte. Esse jogo foi um teste da NFL para mostrar a capacidade de gerar audiência em escala global”, afirma.

Isso se reflete nos dados de audiência. Segundo divulgado pela CazéTV, São Paulo Game gerou 9 milhões de visualizações e 47% da audiência contou estar assistindo uma partida da NFL pela primeira vez.
“Pelo segundo ano seguido, transmitimos o São Paulo Game da NFL, na CazéTV, em parceria com o YouTube. Fizemos uma transmissão onde pudemos aprender com os mais fanáticos e ensinar as regras para quem estava começando”, aponta Felipe Tebet, head de conteúdo da CazéTV.

A casa da NFL

Apesar de tantas mudanças na forma de consumo, os torcedores da NFL ainda poderão contar com antigos conhecidos para acompanhar as partidas, mesmo que, com a pulverização dos direitos, as plataformas do grupo Disney tenham perdido a exclusividade da exibição dos jogos.

O que antes estava concentrado na ESPN e no Disney+ ficou dividido com os novos canais. Embora isso tenha acontecido, a empresa terá uma variedade de produtos que abordarão o tema durante a programação, como por exemplo o ‘NFL Pop’, com a Karize Brum, que une as notícias sobre o esporte com a cultura pop, elemento fortemente presente na cultura da modalidade.

Além disso, outra estratégia será utilizar as plataformas digitais e novas tecnologias, como o RedZone, para alcançar o público jovem e desenvolver conteúdo específico que seja atraente e relevante para eles.

“Temos um histórico com a NFL e muito do que vemos hoje é resultado do grande trabalho da ESPN ano após ano referendo o esporte ao fã brasileiro. Focamos em sempre promover transmissões didáticas, explicando as nuances do futebol americano para os novos espectadores, como também para o público já familiarizado com o esporte”, explica Giselle Ghinsberg, diretora de Ad sales & partnerships na The Walt Disney Company Brasil.

As transmissões desse ano serão o Monday Night Football, que são os jogos de segunda à noite o RedZone no Disney+, trazendo todas as imagens dos jogos simultâneos das tardes de domingo 100% em português, além da equipe digital local e global inigualável da ESPN continuará a produzir uma cobertura extensa de notícias e informações 24 horas por dia, 7 dias por semana da NFL.

A executiva defende que esse movimento de pulverização é fruto do trabalho que a empresa vem realizando junto à liga norte-americana durante esses anos, inclusive no desenvolvimento da identificação do público com a modalidade.

“Com o crescimento e popularização do esporte, eventos como o jogo da NFL no Brasil são uma evolução natural, assim como o interesse de outros conglomerados de mídia no esporte. Seguiremos com a nossa expertise e a nossa identificação com a modalidade para manter os fãs engajados com as exibições da ESPN”, pontua.

Hoje, as transmissões da NFL nos canais Disney contam com Skechers e 99 Food, que estiveram presentes no jogo do Brasil e RAM e Snickers, nas cotas másters, e Philco, na cota premium.

Novidade no mercado

Para a Globo, a pulverização dos direitos esportivos já é uma realidade assimilada. A emissora perdeu a hegemonia do Brasileirão, principal competição de futebol nacional, e entendeu a importância de trazer mais produtos para a sua grade, além de ampliar as suas opções de plataformas.

A empresa de mídia, que já tinha canais na TV aberta, TV por assinatura e streaming, lançou recentemente a GE TV, canal multiplataforma com foco no digital – especialmente no YouTube – que é uma resposta à demanda do mercado.

Um dos primeiros produtos do novo player esportivo é a NFL, que ficará dividida entre o canal e a SporTV, com oportunidade de inserções na TV aberta e na programação da Globo.

Segundo informações as quais a reportagem de Meio e Mensagem teve acesso, já era um interesse da liga ter essa parceria com a empresa, também para aproveitar outros produtos da grade, como foi o caso da inserção comercial de RAM na novela Vale Tudo em que o personagem de Ivan (Renato Goes) e o filho Bruno (Miguel Moro) interagiram com a modalidade, ou mesmo a entrevista de Karol G, atração do jogo, no Fantástico.

Eduardo Gabbay, diretor dos canais esportivos da Globo, afirma que a emissora fez com que o tempo todo as mídias do conglomerado gerassem conteúdo sobre o assunto. “Nossas diversas plataformas são capazes de ampliar a conversa para além do fã do esporte, criando conexões com diversos perfis de audiência. Esse diferencial, que nos permite transformar o esporte em uma grande experiência e levá-lo a milhões de brasileiros, só a Globo pode oferecer”, confirma.

Os canais do grupo oferecerão uma gama de produtos na sua programação, com pré e pós jogo, cobertura editorial em seus canais digitais e lineares, redes sociais, além dos jogos.

Essa programação tem XP e Perdigão como patrocinadoras desde a primeira transmissão com entregas que vão além do jogo. “As marcas podem interagir com a jornada de vida dos consumidores, 7 dias por semana. Isso porque, as entregas são garantidas também na cobertura da modalidade na TV Globo, em nossas plataformas digitais e na reverberação nas redes sociais por meio da ViU”, comenta Claudio Paim, diretor de produtos publicitários em Canais da Globo.

A estreia da globo na modalidade foi com a transmissão do jogo que aconteceu em São Paulo. Essa partida teve uma média de mais de 686 mil pessoas por minuto na TV por assinatura. Já na TV Globo, ao longo de todo o dia com cobertura especial as inserções em programas como Bom Dia São Paulo, Encontro, Mais Você, Globo Esporte SP, Jornal Hoje, Sessão da Tarde, SPTV 2, Jornal Nacional, Jornal da Globo e os melhores momentos da partida somaram mais de 51 milhões de pessoas.