O adeus da McCann a Marcio Moreira

Buscar
Publicidade

Comunicação

O adeus da McCann a Marcio Moreira

Luca Lindner , presidente da McCann, e Harris Diamond, CEO global, enviam carta relembrando a importância do criativo para a rede


19 de junho de 2014 - 6h18

"Para Todos,

Estamos muito tristes em transmitir a notícia de que o ex-vice-presidente da McCann Worldgroup, Marcio Moreira, faleceu ontem. Ele foi um verdadeiro gigante na história da McCann, e um líder altamente realizado e muito honrado pela indústria, cujo nome se tornou sinônimo de criatividade global.

A longa carreira de Marcio dentro McCann foi marcante em abrangência e realizações. Ele começou em 1967 como um projecionista de cinema na McCann Brasil, o que levou rapidamente para trabalhar com mensagens como redator. Logo se mudou para Londres, Lisboa, Copenhagen e Frankfurt, antes de se tornar diretor de criação para toda a América Latina. Moreira se mudou para Nova York para comandar a equipe de vanguarda internacional e criou uma força tarefa multicultural, e finalmente, tornou-se por muitos anos CCO da McCann Worldwide. Ao longo do tempo, ele liderou o desenvolvimento criativo extrapolando as fronteiras de muitas de nossas contas globais, ganhou centenas de prêmios, e foi participou de grandes festivais, além de ter presidido júri no Festival de Criatividade de Cannes.

Marcio, e ele se destaca a este respeito, foi um líder criativo, um dos últimos profissionais multifacetados da área de marketing. Durante quatro anos, em meados da década de 1990, além de exercer seu papel criativo, ele foi diretor de McCann Asia-Pácifico Regional. Como um especialista em marketing global, ele atuou como líder em muitas de nossas contas em todo o mundo. Após ter estabelecido a McCann Worldgroup, tornou-se chief talent officer, um tributo à sua compreensão das pessoas e ao talento para lidar com nosso negócio. Com duas breves exceções quando migrou para o setor de entretenimento como coordenador de marketing global para a Columbia Pictures, e ainda quando esteve à frente de uma subsidiária da Coca-Cola; toda a sua carreira foi na McCann. Quando se aposentou em 2011 depois de 44 anos na agência, ele atuava como vice-presidente da McCann Worldgroup. Embora tenha se tornado um cidadão americano, ele ainda foi homenageado no Brasil como Profissional da Propaganda do ano de 1988, da Década em 1990 e do Século em 2003.

E como todos nós que o conheciam sabemos, Marcio também tinha uma grande alma. Um maravilhoso contador de histórias que era fluente em várias línguas. Publicou livros de poesia e contos em português, e foi um letrista registrado, tendo colaborado com compositores bossa nova, como Sadao Watanabe, Japão, e Cesar Camargo Mariano, no Brasil. Ele se comprometeu a voltar ao nosso negócio, e mais recentemente atuou como presidente do board de governadores da Berlin School of Creative Leadership e ainda atuou como professor na Miami Ad School.

A crença poderosa de Marcio na McCann e no que poderíamos fazer para os clientes de todo o mundo, além de sua compreensão e valorização do papel da criatividade e dos talentos, nos ajudou a definir quem somos hoje. Como sabemos, pessoalmente, sua visão tem sido uma pedra fundamental na atração de pessoas e expansão da nossa empresa. Entre nós, Luca teve a sorte de ter visto o seu talento de perto como uma das muitas pessoas que foram contratados e, em seguida, orientado por ele, e Harris teve o privilégio de trabalhar com ele no início da última década.

É difícil pensar em um país, cliente ou qualquer área do nosso negócio dentro McCann que não tenha sido afetado positivamente por Marcio Moreira e suas contribuições, direta ou indiretamente. Ele fará falta.

Harris Diamond, CEO global da McCann, e Luca Lindner, presidente da McCann Worldgroup"

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Banco do Brasil cria websérie com atletas e suas mães

    Banco do Brasil cria websérie com atletas e suas mães

    Skatistas e surfistas compartilham momentos especiais em animações feitas pela ilustradora Rafaella Tuma

  • Samsung e Heineken representam Brasil no ranking da Kantar

    Samsung e Heineken representam Brasil no ranking da Kantar

    Kantar Creative Effectiveness Awards mensura cases mais eficazes em diversas categorias e aponta tendências para a comunicação