De onde vêm os CEOs das agências

Buscar
Publicidade

Comunicação

De onde vêm os CEOs das agências

Saiba quais áreas mais contribuem para a formação de líderes executivos na publicidade brasileira


25 de agosto de 2015 - 3h30

 As áreas de atendimento e criação geram a maioria dos CEOs nas grandes agências atuantes no mercado brasileiro.

Há 25 profissionais no comando das 20 maiores do ranking Agências & Anunciantes, sendo que 12 deles passaram antes pela área de atendimento e oito são criativos.

Há ainda, dois mídias (Paulo Cesar Queiroz, na DM9DDB, e Ezra Geld, na J.Walter Thompson); um financeiro (Márcio Toscani, na Leo Burnett Tailor Made); e um planejador (José Luiz Madeira, na AlmapBBDO).

Um único executivo construiu carreira anterior fora da publicidade: Aurélio Lopes, da FCB, no setor de marketing direto.

Celso Loducca, que passou o comando da agência para o também criativo Guga Ketzer, é um dos mais longevos no comando de grandes agências. Há 20 anos na função, perde apenas para Marcello Serpa e Madeira, na AlmapBBDO há 22 anos, e Fabio Fernandes, na F/Nazca S&S há 21.

A diferença entre esses dois casos é que, em 2013, a Almap sinalizou seu processo de sucessão ao conceder participações acionárias aos atuais diretores Rodrigo Andrade (negócios e operações), Cintia Gonçalves (planejamento e operações) e Luiz Sanches (criação). Já Fernandes, acaba de perder o diretor-geral de criação, Eduardo Lima — visto pelo mercado como possível sucessor.

Com a saída de Loducca, apenas seis fundadores se mantêm no comando de cinco das 20 maiores agências (José Borghi, Cyd Alvarez, Fabio Fernandes, Alexandre Gama, e Márcio Santoro e Sérgio Gordilho), e há apenas um caso de sucessão familiar, na Artplan.

Confira abaixo a lista de CEOs das 20 principais agências do mercado brasileiro:

wrapswraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Aquisição visa fortalecer o posicionamento da holding no mercado de marketing de influência

  • Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil, marca homenageia mães em diferentes fases do cuidado aos filhos, em filme dirigido por Ariela Dorf