Design: expertise do Itaú há mais de 30 anos

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Design: expertise do Itaú há mais de 30 anos

De aplicativo e design de agências até a criação de um troféu ou o logotipo do Bike Sampa, saiba como funciona a área que chegou a ser uma empresa independente no grupo

  • Projeto da Cubo rendeu premiações ao banco

    Crédito: Divulgação

  • Alexander Guazzelli (no centro de óculos e terno cinza) e equipe

    Crédito: Divulgação

  • Trabalho vai da elaboração do layout de extratos ao design de cartões.

    Crédito: Divulgação

  • Agência da Vila Maria, na capital paulista

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  • Até o troféu do Miami Open foi trabalho da área.

    Crédito: Divulgação

  • Serviços digitais são uma das frentes que mais demandam trabalho do design

    Crédito: Divulgação

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1 de junho de 2016 - 12h45

 

 

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Uma das instituições financeiras mais conhecidas do País, o Itaú Unibanco tem, ainda, um lado sobre o qual pouco se fala: uma área de design que existe há mais de três décadas.

Inicialmente, a área era uma empresa independente, chamada Itauplan, envolvia as disciplinas de engenharia, arquitetura e design e era mais voltada à comunicação visual das agências. No entanto, sua atuação foi expandida de acordo com o próprio desenvolvimento do banco no segmento de varejo. Dos anos 2000 em diante, a Itauplan foi extinta e a área, já mais próxima de comunicação e marketing, foi assimilada a este último e tornada uma Superintendência de Design, hoje comandada por Alexander Guazzelli.

O trabalho é dividido em quatro frentes: design digital, design industrial (ainda mais ligado ao trabalho com o espaço físico das agências), design gráfico (branding, arquitetura das marcas e identidade dos diferentes segmentos de atividade e suas respectivas ofertas) e design de serviços. As três primeiras contam com gerências específicas e a quarta é a mais recente. Trata da formatação de experiências do consumidor, considerando suas diferentes jornadas.

O trabalho vai desde o layout de um extrato bancário ou talão de cheques até o desenvolvimento da interface de um novo aplicativo. Embora as áreas que tenham mais demandas hoje sejam as de design digital e de serviços, ainda existe muito trabalho nas demais. Neste momento, por exemplo, a Superintendência de Design do banco tem a missão de transformar o layout das agências do chileno CorpBanca que foi adquirido pelo Itaú em 2014 e cuja fusão foi definitivamente aprovada em abril deste ano. Como o CorpBanca também operava na Colômbia, a equipe de design do Itaú terá, no segundo semestre, o trabalho de redesenho de agências nos dois países, pois todas passarão a operar sob a marca Itaú.

Também cabe à área elaborar os layouts dos novos cartões e, neste momento, funcionar como consultoria para o desenvolvimento de uma nova identidade para a Rede (com a DPZ&T) e a área do banco que atende Empresas (com a DM9DDB). Para a área de patrocínios, a equipe de design atua como fornecedor, ajudando a elaborar eventos e espaços, como o Cubo, em São Paulo, inaugurado pelo Itaú e Redpoint eVentures para fomentar o empreendedorismo e atuação de startups. No esporte, além de cuidar da presença da marca Itaú, patrocinadora do Miami Open, a equipe de Guazzelli acabou criando o próprio troféu da competição, que poderá continuar sendo usado pelos organizadores, caso queiram, mesmo se o banco deixar de patrocinar a competição. O mesmo ocorre com a marca do Bike Sampa, que a Prefeitura de São Paulo pode utilizar, mesmo se o serviço vier um dia a ser assumido por outra empresa.

Como resultado de seu trabalho, o Design do Itaú tem sido reconhecido em premiações como o IF Design Award (pelo projeto da Cubo) e o International Visual Identity Awards.

A íntegra desta reportagem está publicada na edição 1712, de 30 de maio, exclusivamente para assinantes do Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa e para tablets iOS e Android.

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