Sadia responde críticas do Idec

Buscar
Publicidade

Marketing

Sadia responde críticas do Idec

Órgão da defesa do consumidor afirma que campanha publicitária estava maquiada como atividade educativa


19 de agosto de 2016 - 14h33

Na última quarta-feira, 17, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e a Aliança de Promoção da Saúde (ACT), entre outras organizações da sociedade civil, enviaram carta ao chef Jamie Oliver criticando sua parceria com a Sadia para o projeto Saber Alimenta. Em julho, a Sadia apresentou, em parceria com o chef , uma nova categoria de alimentos, cujo o objetivo era incentivar os brasileiros a se alimentarem melhor. Um dos pilares dessa parceria é um programa voltado à educação alimentar nas escolas para o público infantil.

De acordo com um comunicado do Idec, “o programa, que prevê atividades educativas em escolas, é uma ação publicitária maquiada e por isso imprópria, conforme define o Código de Defesa do Consumidor”. O órgão ainda acusa a Sadia de tentar fidelizar o público desde a infância, o que é considerada uma prática de publicidade abusiva porque está diretamente voltada para as crianças menores de 12 anos.

Em sua defesa, a Sadia afirmou que o projeto é baseado no “Kitchen Garden Project”, já introduzido por Jamie Oliver nas escolas do Reino Unido, e adaptado à realidade brasileira. “A Sadia respeita a diversidade de opiniões, mas esclarece que o projeto Saber Alimenta não contempla propaganda da marca nas escolas e foi elaborado conforme as diretrizes do Guia Alimentar para População Brasileira, do Ministério da Saúde”, informou a empresa em comunicado oficial.

“O Idec e as outras instituições esperam que o chef diante das considerações expostas tome as medidas necessárias para impedir a exposição de crianças aos produtos e aos programas da Sadia”, ressaltou o Idec. Além disso, uma campanha online também foi criada para que os consumidores reforcem o apelo sobre a parceria.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Série explora marcas que transformaram indústrias

    Série explora marcas que transformaram indústrias

    Com quatro episódios, produção em vídeo de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas