O que o mercado espera após o impeachment

Buscar

O que o mercado espera após o impeachment

Buscar
Publicidade

Marketing

O que o mercado espera após o impeachment

Entidades da indústria, comércio e varejo se manifestam sobre reflexos do desfecho da crise política


31 de agosto de 2016 - 13h39

Senado-Federal---impeachment-30-08-16---7860680-(Brazil-Photo-Press-Folhapress)_575

Senadores durante discussões sobre o processo de impeachment (Crédito: Brazil Photo Press/Folhapress)

No mesmo dia em que o IBGE divulgou novos dados sobre a economia, dando conta de que o PIB caiu pelo sexto trimestre seguido (redução de 0,6% no segundo trimestre em relação ao primeiro e de 3,8% se comparado ao período equivalente em 2015), o Senado aprovava por 61 votos a 20 o impedimento da presidente Dilma Rousseff, em consequência da acusação de crime de responsabilidade no caso das chamadas pedaladas fiscais.

Algumas entidades se manifestaram a respeito. O Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), que chegou a pedir, em março, a renúncia da presidente, soltou comunicado no qual diz acreditar que agora “governo e sociedade civil devem olhar o futuro e trabalhar juntos para que o País volte a ter um ciclo de crescimento”. A entidade afirma ainda acreditar que o Brasil sairá fortalecido desse processo, com maior fiscalização das contas públicas e da ética na política.

Além disso, o IDV também sugere mudanças ao governo que assume: redução dos gastos públicos, desburocratização e reformas nas áreas política, trabalhista, previdenciária e tributária – sem detalhar as medidas que defende em cada uma dessas frentes.

O tom do comunicado assinado por Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), foi semelhante ao do IDV. Após citar os problemas da economia nacional, afirma que “agora é hora de virar a página, deixar as diferenças para trás, arregaçar as mangas e, de braços dados, reconstruir o Brasil”.

Para a Fiesp, o ajuste fiscal é “a mãe de todas as reformas” e Skaf, que foi candidato ao governo do estado de São Paulo, em 2014, pelo PMDB, defende que o equilíbrio fiscal seja feito sem aumento de impostos. Além disso, recomenda urgência na Proposta de Emenda Constitucional que institui um teto para os gastos públicos, a reforma na previdência, medidas para aumentar o crédito e queda da taxa de juros. “Chegou a hora de voltar aos trilhos da confiança, do desenvolvimento, da gestão eficiente, da boa governança, do crescimento e da geração de empregos e riquezas para o País”, disse no comunicado. Lembrou, na sequência, no entanto, que as medidas necessárias são complexas e os resultados serão obtidos “com o tempo”.

Guilherme Dietze, assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), afirma que a expectativa da entidade e de outras instituições, após o fim do processo de impeachment, é de melhora na confiança dos agentes econômicos, o que é crucial para a retomada de investimentos. “Mas estamos falando de um governo entrando em setembro. É um tempo curto para ter resultados este ano”, afirma Dietze.

Enquanto na macroeconomia espera-se que o governo em questão se volte a fatores como superávit primário, câmbio flutuante e metas de inflação, na micro, já começam a existir sinais de uma “saída do fundo do poço”, segundo o analista. A projeção de queda de 5% do varejo este ano, por exemplo, já foi alterada para estabilidade.

O PIB deve ter queda de 3,5% este ano e para 2017, a Fecomercio prevê um novo ciclo de alta, em torno de 1,5% a 2%.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira