Fagga aposta no público geek

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Fagga aposta no público geek

Primeira edição do Geek & Game Rio Festival terá cartunistas e youtubers, e competições de jogos e cosplay


20 de abril de 2017 - 16h46

Nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, a primeira edição do Geek & Game Rio Festival toma conta do 4º Pavilhão do Riocentro, zona oeste da capital fluminense. O evento é o primeiro passo da Fagga, organizadora da Bienal do Livro no Rio, voltado ao universo dos games e quadrinhos. Nele, serão realizadas competições de cosplay e de jogos online, encontros com youtubers do mundo dos games e quadrinistas para entreter públicos de todas as idades, já que, segundo Mariana Zaccaro, diretora da Fagga, “são coisas que remetem muito a memória afetiva das pessoas à infância e que estimula a criatividade”.

 “São coisas que remetem muito a memória afetiva das pessoas à infância e que estimulam a criatividade”, diz Mariana Zaccaro, diretora da Fagga

A origem do GGRF, abreviatura usada nas redes sociais do festival, foi baseada em tendências comportamentais. Há pouco mais de um ano e meio, as parceiras da Fagga, do grupo GL Events Exhibitions, já sediavam eventos de games e cultura pop em cidades como Paris e Istambul. E foi a partir desse padrão que a empresa viu a oportunidade de planejar algo unificado no Rio de Janeiro que, de acordo com Mariana, não tem lojas de objetos colecionáveis do mundo geek ou de quadrinhos, como na Liberdade ou no Conjunto Nacional em São Paulo.

Cosplay de Rainha Má, a madrasta da Branca de Neve (Crédito: Divulgação)

Cosplay de Rainha Má, a madrasta da Branca de Neve (Crédito: Divulgação)

Esse movimento em torno do universo dos heróis, dos personagens em quadrinhos ou de jogos, no entanto, pode tornar-se saturado. A Comic Con Experience, por exemplo, é um evento que reuniu 196 mil visitantes nos quatro dias de evento de 2016, mas a diretora afirma que a direção do festival será os jogos e não as séries, como foi a CCXP, nem a música, como será o foco do Game XP, espaço reservado para eSports do Rock in Rio 2017. A expectativa é que a edição venda o lote de 70 mil ingressos por dia e ganhe uma regularidade no calendário da cidade.

Patrocinadores

Além do apoio da Supernova, empresa de esportes eletrônicos, o festival contará com ativações de dois patrocinadores gold: a Lojas Americanas e a Nextel. O primeiro venderá seus produtos em um estande de 190 metros quadrados. Entre games, livros, bebidas e doces, haverá, também, camisas, canecas, chaveiros, gift box de personagens do universo geek e a participação de cosplays na área.

Já a Nextel distribuirá 10 mil chips para aparelhos móveis com 1,5 GB de internet e 200 minutos de ligação para o público testar o novo aplicativo da operadora que será apresentado no evento, o Happy. Através do app disponível na App Store e no Google Play, os usuários têm acesso as configurações dos seus planos e decidem por conta própria o quanto de internet ou minutos de ligação desejam ter. O aplicativo estará disponível nos celulares expostos no estande de 50 metros quadrados. A Nextel também participará de uma ação de jogos de realidade virtual.

 

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