Em sua 5ª edição, MecaInhotim amplia debate ecológico

Buscar

Em sua 5ª edição, MecaInhotim amplia debate ecológico

Buscar
Publicidade

Marketing

Em sua 5ª edição, MecaInhotim amplia debate ecológico

Com painéis sobre sustentabilidade e fundo filantrópico para Brumadinho, festival volta a levar música e arte para a região


17 de maio de 2019 - 7h15

A partir desta sexta-feira, 17, até o domingo, 19, em Brumadinho (MG), o Meca, junto ao Instituto Inhotim, realiza a 5ª edição do MecaInhotim, festival de música, arte, moda, tecnologia e conhecimento, no museu a céu aberto. Esta edição do evento acontece após o rompimento da barragem da Vale na cidade mineira em janeiro deste ano. Por conta disso, a organização do festival se alinha com maior apego as causas socioambientais.

 

Edição de 2018 teve Elza Soares como headliner; este ano Gilberto Gil ocupa o posto (Crédito: Divulgação/MECAInhotim)

Este ano, o festival está alinhado a campanha global #TogetherBand, da ONU, que dá visibilidade aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável do planeta até 2030. A organização também reservou o palco principal para uma programação de palestras e painéis que debatam sustentabilidade e que tragam novas soluções para a defesa de ecossistemas e comunidades. Estão na programação instituições como Rede Brasil/ONU, WWF, SOS Mata Atlântica, Instituto Socioambiental (ISA), e personalidades da sociedade civil como o empresário Oskar Metsavaht, fundador e presidente do Instituto-e, a fundadora do Movimento Ecoera, Chiara Gadaleta, e a designer e empresária social Flávia Amadeu.

Além disso, em fevereiro o Meca lançou o fundo filantrópico PróBrumadinho, para arrecadar recursos que serão aplicados na região em médio e longo prazo. Apoiam o fundo empresas como Farm, Agência Lema, Ingresse e Fundação SOS Mata Atlântica. E, em junho, o MECA irá divulgar iniciativas para o próximo semestre.

“Tivemos muito cuidado para entender o impacto da tragédia e o papel do Meca na regeneração de Brumadinho. Só confirmamos o festival após termos conversado com vários representantes da comunidade local e entendido que o MecaInhotim poderia trazer impactos positivos para a comunidade tanto em aspectos econômicos como emocionais. Ainda será desenvolvida uma série de atividades em prol da comunidade de Brumadinho a partir do segundo semestre”, diz Rodrigo Santana, CEO e fundador do Meca. Segundo Rodrigo, quase 100% da rede hoteleira da região está ocupada por conta do festival, que deve receber nove mil pessoas durante os três dias, e deve movimentar ainda serviços de alimentação e transporte, além de empregos gerados na própria organização e realização do MecaInhotim.

As apresentações sobre sustentabilidade fazem parte de uma das novidades da quinta edição: uma programação diurna com talks com grandes nomes para discutir assuntos contemporâneos, como representatividade das mulheres, documentação de subculturas, como repensar a comunicação de festivais, estilo como território de expressão cultural e política, conexão de marcas com cidades e outros. O headline também recebe grandes nomes da música brasileira, como Gilberto Gil, Pitty, Céu, Duda Beat e outros.

Featuring com marcas
Este ano, foram comercializadas três cotas de patrocínio (Fiat, Heineken e TNT) e cinco apoios (Absolut, Beefeater, Jameson, Campari e Digio). Campari e Heineken fazem dois anos de presença no festival e TNT o terceiro.

A Campari distribuirá cem câmeras analógicas, em comemoração aos 100 anos do coquetel Negroni, para que o público registre as experiências, paisagens e obras do local, oferecendo ainda um workshop de fotografia com Fernando Schlaepfer, CEO do I Hate Flash, produtora de conteúdo multimídia, e uma aula para ensinar a fazer o coquetel. Além disso, a marca ainda assina o after party do festival, com atrações na pista das 23h às 5h.

A arte está no DNA da marca Campari. Desde seu início por volta de 1880, o fundador, Gaspari Campari, introduziu a tradição de Campari em trabalhar com diversos artistas e projetistas gráficos em seus anúncios. Em todas as décadas de existência da marca, diferentes artistas ajudaram Campari a criar seus materiais publicitários. Podemos citar por exemplo, Cesare Tallone, Adolfo Magrini e Fortunato Depero”, diz Daniela Paula, diretora de marketing da Campari do Brasil.

O palco Heineken Art Stage terá apresentação de artistas visuais como Ana Strumpf, Cranio, Felipe Morozini, Gabriel Ribeiro, Hannah Lucatelli e Kleber Matheus. Eles dividirão suas influências e inspirações musicais, projetados num telão. O palco foi criação da marca com a agência Hands e se propõe a ser uma instalação de arte viva que misture música e obras.

“Acreditamos que este é um festival que dialoga sobre diversos temas e que nos convida a uma experiência imersiva ao mundo da arte em um lugar único, como Inhotim. A importância de festivais inovadores, como o Meca, vem aumentando dentro do plano, e consequentemente o investimento nessas plataformas”, conta Vanessa Brandão, diretora das marcas premium do Grupo Heineken no Brasil.

Por sua vez, a TNT, terá um próprio bar, além de servir bebidas nos espaços regulares. No próprio espaço, a marca servirá três sabores novos (Açaí com Guaraná, Citrus e Pêssego) e o público conhecerá a nova identidade visual da marca, que traz mensagens de resistência a partir do conceito #PodeVir e sua plataforma de música. Inspirada em expressões urbanas, o design destaca a arte de rua brasileira.

Além do bar, a TNT assina o Lounge com espaços para descanso e interação e convidou a Pitty para se apresentar no palco principal do evento, pois é a marca que patrocina a turnê Matriz. “A presença da marca no MecaInhotim siginifca fortalecer nosso posicionamento na plataforma música e a presença em festivais do cenário alternativo. O festival tem sinergia perfeita com o posicionamento de resistência do TNT Energy Drink, o #PodeVir”, explica Eliana Cassandre, gerente de propaganda do TNT Energy Drink.

 

*Crédito da imagem no topo: Reprodução/MecaInhotim

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    Aude Gandon esteve no País uma semana antes da Páscoa e falou com exclusividade ao Meio & Mensagem, exaltando força comercial e cultural da categoria

  • Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta a linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileiras