Globalmente, 56 operadoras comercializam serviços 5G

Buscar

Globalmente, 56 operadoras comercializam serviços 5G

Buscar
Publicidade

Marketing

Globalmente, 56 operadoras comercializam serviços 5G

Levantamento realizado por Associação de Fornecedores de Mobile revela possibilidade de uso do espectro em 32 países


28 de agosto de 2019 - 11h00

Levantamento realizado pela GSA indica nove smartphones 5G à venda no mundo. (Crédito: bigtunaonline/iStock)

Em meio à possível disrupção tecnológica da disseminação da quinta geração móvel (5G), a GSA, associação de fornecedores mobile, divulgou que, neste mês, há 56 operadores de telefonia que já vendem a modalidade em 32 países. Ao ampliar o escopo às que conduziram testes com a banda, o número sobe para 296, divididas em 100 países.

Na Europa, oito operadoras comercializam redes 5G: EE, do Reino Unido, Elisa na Estônia e Finlândia; Sunrise e Swisscom na Suíça, TIM e Vodafone na Itália e Vodafone na Espanha. Já nos Estados Unidos, Verizon, AT&T e T-Mobile operam o serviço, apesar de não ser ter abrangência completa do território do país.

A China, uma das apostas do futuro do 5G, ainda não comercializa o espectro, mas as três principais operadoras do regime afirmaram que iniciarão suas operações ainda no segundo trimestre deste ano. Também na Ásia, empresas de telecomunicação da Coreia do Sul já dão ao cliente a oportunidade de usar a faixa de transmissão. Em agosto, a SK Telecom atingiu a marca de 1 milhão de assinantes 5G. A intenção da empresa é expandir o serviço para o território nacional ainda este ano, seguindo o possível aumento da oferta e demanda de produtos habilitados à tecnologia.

A instituição divulgou, também, um levantamento sobre o número de fabricantes que anunciaram modelos que abarquem o espectro. Ao todo, são 100 produtos, sendo que 26 deles são smartphones. Desses, nove já estão à venda. Outros 26 estão na categoria de customer premises equipment, como roteadores de internet, por exemplo.

 

*Crédito da imagem no topo: Stevanovicigor/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Com quatro episódios, produção de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas