Após Cannes Lions, D&AD também retira prêmios da DM9
Agência havia conquistado 2 Wood Pencil com o case “Plastic Blood”, que foi retirado da lista de premiados; demais prêmios conquistados pela agência no festival foram mantidos
Após Cannes Lions, D&AD também retira prêmios da DM9
BuscarAgência havia conquistado 2 Wood Pencil com o case “Plastic Blood”, que foi retirado da lista de premiados; demais prêmios conquistados pela agência no festival foram mantidos
Bárbara Sacchitiello
1 de julho de 2025 - 17h26
(Crédito: Reprodução)
A crise enfrentada pela DM9 no Cannes Lions deste ano, que fez com que a agência perdesse 2 troféus e devolvesse outros 10 prêmios por conta de inconsistências nos cases de publicidade, não ficou restrita ao festival da Riviera Francesa.]
Nessa terça-feira, 1º, a publicação britânica Campaign informou que o D&AD, festival de criatividade realizado anualmente, também retirou os prêmios concedido ao case “Plastic Blood”, com o qual a DM9 havia conquistado 2 troféus.
O trabalho, criado para a Oka Biotecnologia, procurava alertar para a quantidade de microplásticos ingerida pelas pessoas. Para isso, a empresa e a marca teriam extraído, por um processo de diálise, microplásticos coletados de bolsas de sangue, e transformado o material em peças de exposição. Veja abaixo:
Na edição deste ano do D&AD, realizado em maio, a DM9 conquistou 2 Wood Pencils. A peça havia sido premiada nas categorias Art Direction e Press&Outdoor. Além de Wood Pencil, o D&AD Awards concede Graphite, Yellow, White e Black Pencils, sendo este, o principal.
Na lista oficial das premiações brasileiras deste ano, no entanto, já não constam mais os troféus entregues ao case. A DM9 conquistou, ainda, outros 4 troféus no D&AD, para marcas como KFC e Consul. Esses prêmios foram mantidos e seguem no site oficial da premiação.
Na edição deste ano do Cannes Lions, a campanha “Plastic Blood” havia sido o trabalho brasileiro mais premiado. A peça havia conquistado 3 Ouros (Brand Experience & Activation, Design e Print & Publishing), 3 Pratas (Brand Experience & Activation, Design e Industry Craft) e 2 Bronzes (Direct e Outdoor).
Porém, a própria DM9 comunicou, na última sexta-feira, 27, que realizou uma investigação interna e constatou inconsistência no trabalho. Por isso, a agência retirou a inscrição da peça, devolvendo todos os prêmios conquistados.
A DM9 fez o mesmo com o case “Gold = Death”, que havia sido criado para denunciar o garimpo ilegal em terras Yanomani.
Além disso, a organização do Cannes Lions cassou o Grand Prix e o Leão de Bronze entregues ao trabalho “Economia Eficiente de Energia”, da Consul, após ter detectado manipulações no videocase.
A DM9 não detalhou as inconsistências que fizeram com que o trabalho fosse retirado do Cannes Lions.
Na semana passada, a reportagem de Meio & Mensagem procurou a Oka Biotecnologia para pedir detalhes sobre o trabalho de publicidade – que, até então, era o mais premiado do Brasil em Cannes.
A diretora da Oka Biotecnologia, Érika Cezarini, disse que foi a DM9 que procurou a Oka e convidou a empresa para participar do projeto. A diretora também disse que o porta-voz que aparece no videocase, Felipe Rocha, não faz parte da Oka de maneira formal e contou que a empresa não teve participação no conceito, criação e nem teve acesso à versão final do trabalho.
“A Oka participou da campanha por alinhamento com sua missão ambiental. Felipe Rocha atuou como representante da Oka e concedeu a entrevista para a produção, sem participação no conceito, criação ou edição. Ele não faz parte formal da empresa e não tivemos acesso à versão final do filme para aprovação”, declarou a diretora.
Compartilhe
Veja também
Veja as campanhas mais premiadas do mundo no Cannes Lions 2025
Festival terminou com a distribuição de 828 troféus, incluindo 34 Grand Prix, e consagrou campanhas dos Estados Unidos, França, Singapura, Índia, Alemanha, Nova Zelândia e Reino Unido entre as melhores do ano
Gut Amsterdã defende autoria de case vencedor de Leão de Ouro
Profissionais de publicidade da Holanda dizem que outras agências seriam responsáveis pelo case para a marca de cerveja Hertog Jan, premiado na categoria Creative Effectiveness