Procon, Idec, Reclame Aqui e Proteste: direitos na pandemia

Buscar

Procon, Idec, Reclame Aqui e Proteste: direitos na pandemia

Buscar
Publicidade

Marketing

Procon, Idec, Reclame Aqui e Proteste: direitos na pandemia

Atrasos, cancelamentos e dificuldades logísticas geram atritos na jornada de consumo, mas abrem caminho para aproximação com usuários


29 de abril de 2020 - 6h00

Segundo o Procon SP, 84,61% dos entrevistados revelaram ter verificado aumento desproporcional de preços no período da pandemia (Crédito: Zoranm/ iStock)

A crise causada pela pandemia do novo coronavírus impactou todo o mercado, com o cancelamento de viagens e eventos, o fechamento do comércio não essencial e o distanciamento social. A pandemia também está impulsionando um avanço sem precedentes para o comércio digital. Todas essas mudanças na maneira de consumir e se relacionar com os serviços podem gerar atritos e comprometer os direitos do consumidor.

Um levantamento realizado pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon São Paulo ouviu mais de 1,8 mil pessoas entre os dias 27 de março e 1° de abril. Na pesquisa, 84,61% dos entrevistados revelaram ter verificado aumento desproporcional de preços no período da pandemia. Os produtos mais apontados foram o álcool em gel, alimentos em geral, máscaras hospitalares, produtos de higiene pessoal e de limpeza.

Sobre as compras de pânico, mais de 70% dos respondentes afirmaram ter presenciado algum tipo de estocagem por parte dos consumidores e mais de 60% disseram ter medo do desabastecimento. Quando perguntados sobre o comércio digital como alternativa para esse momento, 2,48% contaram ter começado a fazer compras online justamente agora.

Na hora de responder sobre a qualidade das compras online, mais de 25% relataram problemas. Entre as principais queixas aparecem a demora na entrega do produto (45%) e a não entrega da mercadoria por questões logísticas (27%). Maurício Vargas, fundador e CEO do Reclame Aqui, aponta o crescimento de problemas com cancelamento e ressarcimento de eventos e passagens, busca por reduções de mensalidades e reclamações sobre a estrutura de telefonia, sobrecarregada pelo home office.

Informação e denúncia

Para minimizar problemas como esses, denunciar possíveis abusos e ajudar na mediação das queixas entre empresas e consumidores, instituições que trabalham com a defesa dos direitos do consumidor estão desenvolvendo iniciativas para orientar a população nesse momento de crise e ajudar as empresas a prestarem um melhor atendimento aos seus clientes. 

Além de atender às denúncias dos consumidores, o Procon criou um guia de prevenção contra o coronavírus dentro de seu portal. A seção reúne informações oficiais, dados e reúne iniciativas de apoio. Para contribuir com a conscientização, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) também  está dedicando parte do conteúdo de seu site à disseminação de informações sobre saúde e direitos durante esse período. A ong também está atuando no contato com as autoridades para o alerta e cobrança sobre abusos para com o consumidor. 

A Proteste, associação de consumidores que trabalha com testes de qualidade e comparadores de produtos e serviços, lançou dois hubs de notícias com informações sobre as relações de consumo na pandemia. Desde 2018, a associação já atuava nessa frente com as iniciativas Minha Saúde e Conecta Já. Fábio Zacharias, CEO da Proteste, conta que os canais de atendimento da associação tiveram um crescimento de 25% desde o começo da quarentena e que, em 2020, as buscas por temas relacionados à saúde e tecnologia já bateram a meta para o ano. 

Esse avanço também foi registrado no Reclame Aqui. O portal teve um aumento de 30% na audiência, nos últimos meses. Para além de informar o consumidor, a companhia desenvolveu a iniciativa Rede de Apoio, onde os cidadãos podem registrar seus problemas ou necessidades e os voluntários do projeto buscam empresas e outros cidadãos que estejam dispostos a ajudar. A companhia também está auxiliando as marcas, disponibilizando gratuitamente ferramentas de relacionamento com o público e orientação por meio de webinars. 

Comportamento do consumidor

Em um momento complexo, o fundador e CEO do Reclame Aqui aponta uma mudança no comportamento do consumidor. Ele afirma que boa parte dos clientes mudou seu discurso na hora de cobrar atrasos e dificuldades com a compra. Os usuários estariam demonstrando mais empatia para com as companhias. “Nós achávamos que a reputação das marcas ia cair, mas está subindo”, aponta o executivo. 

Mas, para manter o bom relacionamento com o consumidor, é preciso estar por dentro de suas demandas e se mostrar presente para solucionar problemas. “Não é hora de abandonar o seu consumidor”, afirma Maurício. O momento de crise seria também uma oportunidade para que as companhias se aproximassem dos usuários e usassem do bom atendimento e transparência para consolidar sua reputação. “Em meio a uma crise global, mais do que um código do consumidor, bom senso e empatia são os valores que devem ser aplicados nessa relação”, explica.  

*Crédito da foto no topo: Ajwad Creative/ iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas

  • Série explora marcas que transformaram indústrias

    Série explora marcas que transformaram indústrias

    Com quatro episódios, produção em vídeo de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia