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Marketing

Em parceira com Flamengo, Mercado Livre estreia no futebol

Contrato de R$ 30 milhões por 20 meses inclui projetos como e-commerce, além de exposição de marca nos uniformes e outras propriedades do time


27 de abril de 2021 - 19h35

Mercado Livre e Flamengo anunciam parceria em redes oficiais do clube. (Crédito: Divulgação)

O Mercado Livre, uma das maiores empresas de e-commerce da América Latina, anunciou nessa terça-feira, 27, uma parceria com o clube de futebol Flamengo. O valor do contrato é de R$ 30 milhões e a duração é de 20 meses. Essa é a primeira inserção do Mercado Livre no ambiente esportivo.

Segundo Fernando Yunes, vice-presidente senior do Mercado Livre, o acordo com o Flamengo é mais do que um patrocínio e se trata de uma parceria estratégica. A escolha pelo time carioca, segundo ele, se deu devido ao mindset da administração do clube. “Percebemos que tinha ali profissionais, com a cabeça muito aberta e focada em modernização. Querendo construir um clube cada vez mais digital”, conta.

O logo do Mercado Livre estampará os uniformes de jogo e treino de toda a equipe, além das placas no centro de treinamento, backdrops de entrevistas e outras propriedades do Flamengo. A camisa com a marca na parte superior das costas deve estrear no próximo sábado, 1º, na partida contra o Volta Redonda, válida pelo campeonato Carioca.

Pensando no futuro e na expansão da marca Mercado Livre em território nacional, Fernando Yunes conta que empresa e clube pensam até mesmo na criação de uma loja licenciada voltada a artigos esportivos do Flamengo. “Ter um e-commerce é uma possibilidade que os torcedores do Flamengo têm de encontrar todos os produtos. Eles fazem a compra e o produto chega no dia seguinte com nível de serviço Mercado Livre”, projeta.

Em abril, o Flamengo jogou contra o Palmeiras pela Supercopa do Brasil com a marca Amazon Prime Video às costas, numa reaproximação dos parceiros. Em 2020, o clube e a empresa negociaram contrato de patrocínio máster — posteriormente fechado com o BRB — e fizeram uma ação de lançamento da série The Boys na FlaTV protagonizada pelos jogadores Everton Ribeiro e Diego Ribas.

Ao se unir a um dos clubes de maior torcida do Brasil, a concorrente Mercado Livre quer construir um projeto de parceria que vire referência do mundo. “O Mercado Livre tem mais de 60 milhões de clientes, o Flamengo tem mais de 40 milhões de torcedores são as que são duas potências se juntando para criar algo inédito no Brasil e no mundo”, pondera o VP.

Comunicação
O ambiente do futebol foi um dos atrativos para que a marca entrasse no esporte, e de certa forma, potencializa a fala da empresa. “As pessoas escutam algo vindo por um clube. Como é o momento de um vínculo emocional, de uma paixão, isso traz uma abertura muito grande”, avalia Yunes. Por isso a importância de adequar o tom de voz e conversar diretamente com o torcedor. O Mercado Livre e o Flamengo, juntamente com a agência GUT, entendem que essa é uma necessidade primordial para que a campanha seja lembrada e propagada pelos adeptos.

A divulgação inicial aconteceu com um post na rede social rubro-negra, em que um urubu – animal que é mascote do clube – trazia uma caixa do Mercado Livre. Imediatamente, o post gerou muita conversa nas redes sociais. A publicação foi idealizada pela agência, e ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter durante a terça-feira.

Essa movimentação faz parte da estratégia de comunicação do Mercado Livre. Yunes explica que, ao lado da GUT, o Mercado Livre está se organizando para manter uma estratégia always on. “Tem como entrar na conversa de uma forma que a torcida vai reconhecer e vá propagar, de não passar batido”, avalia o vice-presidente.

Além disso, um vídeo divulgado nas redes sociais do Flamengo, que conta com Gabriel Barbosa – o Gabigol – como estrela principal, dá mais detalhes sobre a parceria firmada. O plano da empresa é usar mais a imagem dos jogadores em suas comunicações.

 

https://twitter.com/Flamengo/status/1387150992035258368?web=1&wdLOR=c0DDA0879-1D19-46BB-8DFC-7C0EE96E8CBA

 

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