Mustang vs. Camaro: o contra-ataque da Ford

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Mustang vs. Camaro: o contra-ataque da Ford

Montadora quer retomar a liderança do segmento perdida para a Chevrolet


6 de dezembro de 2013 - 9h35

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Do Advertising Age

O fracasso não é uma opção para a Ford Motor Co. quando se fala no lançamento internacional do novo e revigorado Mustang.

Para comemorar o 50° aniversário do icônico carro esportivo, a montadora aposta em uma campanha global, muito marketing e uma blitz publicitária em torno do modelo 2015, apresentado oficialmente na quinta-feira 5. Com eventos simultâneos em seis cidades de diferentes continentes (Sidney, na Austrália, Barcelona, na Espanha, e Xangai, na China, dentre essas), a estratégia começou bem, com grande retorno de mídia.

O papel do Mustang na história não se discute. Mas em anos recentes o veículo lançado na década de 1960 tem ficado atrás do rival Chevrolet Camaro, da General Motors, em vendas. Os especialistas afirmam que a Ford precisa que o Mustang recupere mercado se deseja que o clássico carro continue a ser o coração e a alma da marca da montadora.

"Isso será muito importante. O Ford Mustang simboliza a própria marca Ford, junto com os modelos das F-Series", afirma Michelle Krebs, analista do site Edmunds.com. "Quando você pensa em Ford pensa em Mustang e nas grandes pick ups das F-Series. É um símbolo e tanto para a Ford."

Em seu auge, em meados dos anos 1960, as vendas de Mustang reduziram drasticamente as do rival Camaro. Nas últimas cinco décadas, a Ford comercializou nove milhões de unidades do Mustang e nunca interrompeu a sua produção. A General Motors chegou a parar de fabricar o velho Camaro em 2002.

A reviravolta começou em 2009, quando a Chevrolet relançou o Camaro com um design mais futurista. O carro da GM bateu o Mustang em vendas de 2010 a 2012, de acordo com o Automotive News Data Center. A tendência segue neste ano: até novembro, 75.552 Camaros foram vendidos, contra 71.459 Mustangs.

Dado curioso na liderança do Camaro no segmento é que a Ford tem investido muito mais em mídia para promover o Mustang. Só no ano passado, foram US$ 44 milhões, mais de quatro vezes o valor que a Chevrolet colocou em compra de mídia para divulgar o Camaro, algo em torno de US$ 10 milhões. Com o lançamento do novo Mustang em vista, o aporte da Ford no modelo recuou para apenas US$ 1,7 milhão, de janeiro a setembro de 2013. Nesse período, o investimento no Camaro ficou em US$ 2 milhões.  

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