Políticos lideram posse de retransmissoras

Buscar

Políticos lideram posse de retransmissoras

Buscar
Publicidade

Mídia

Políticos lideram posse de retransmissoras

Levantamento da Agênca Pública mostra que, de 1.737 canais de TV de nove estados, 21,5% estão nas mãos de políticos


1 de fevereiro de 2016 - 10h25

Reportagem especial realizada pela Agência Pública e assinada pela jornalista Elvira Lobato mostra que a posse de retransmissoras de TV por parte de políticos é predominante em nove estados brasileiros.

Levantamento realizado pela matéria mostra que, de 1.737 retransmissoras dos estados do Pará, Amazonas, Tocantins, Maranhão, Acre, Rondônia, Amapá, Roraima e Mato Grosso, 373, cerca de 21,5%, estão nas mãos de políticos. Em seguida, como maior proprietário está o setor público – estado, União e municípios – com 19% do total.

Emissoras ligadas à igreja católica respondem por 10% do total e por igrejas evangélicas, 6%. Ainda de acordo com a reportagem, sete senadores aparecem entre políticos com maior número de retransmissoras nessas localidades. São eles: Romero Jucá (PMDB-RR), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Jader Barbalho (PMDB-PA), Acir Gurgacz (PDT-RO), Wellington Fagundes (PR-MT), Edison Lobão (PMDB-MA) e Roberto Rocha (PSB-MA).

O Maranhão é o estado com maior presença de políticos controlando retramissoras, com uma concentração de 58% dos canais. Nessa região, conhecida como Amazônia Legal, existe uma situação juridica excepcional, herdada do regime militar, que permite às retransmissoras exibirem até três horas de programação própria. No resto do País, elas apenas repetem os sinais das geradoras. 

“A possibilidade de produção local atraiu não só políticos e igrejas, mas também especuladores, que alugam canais a terceiros e conseguem as outorgas dos canais com apadrinhamento político”, diz a matéria.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Google proíbe anúncios de conteúdo político no Brasil

    Google proíbe anúncios de conteúdo político no Brasil

    A partir das eleições municipais deste ano, a publicidade relacionada a candidatos políticos não poderá mais ser impulsionada pelo Google Ads

  • TikTok nos EUA: Biden sanciona lei que pode banir plataforma

    TikTok nos EUA: Biden sanciona lei que pode banir plataforma

    Projeto de lei determina que ByteDance venda sua participação na rede social a um comprador norte-americano em até 270 dias