Mídia

Economist faz perfil do império Facebook

Especial apresenta números detalhados de operação global do gigante da tecnologia

i 12 de abril de 2016 - 9h07

graficos_Facebook_Economist01

Receita com publicidade mobile, em bilhões de dólares

Em sua edição que começou a circular no sábado, 9, a Economist publicou um profundo perfil do Facebook, rede social que afirma ter 1,6 bilhão de usuários no mundo. A reportagem detalha como a assiduidade de uso da plataforma e suas ferramentas de big data a tornaram segunda maior empresa de publicidade do mundo em dispositivos móveis (veja ao decorrer desta nota alguns números publicados pela revista em seu original, em inglês).

A multinacional, que também é proprietária de produtos como a rede social de imagens Instagram, o mensageiro instantâneo WhatsApp e o dispositivo de realidade virtual Oculus Rift, afirma ter 19% dos US$ 70 bilhões investidos anualmente em publicidade móvel no mundo – em contrapartida, o Twitter tem cerca de 2,5%. Segundo a reportagem, o público médio americano gasta 30% do seu tempo em internet móvel no Facebook, enquanto o Google Search e o YouTube, combinados, atraem 11% do tempo de navegação mobile.

graficos_Facebook_Economist03

Receita média do Facebook por usuário, em dólares

Um dos ganchos da reportagem é a capitalização recorde que a empresa teve na semana passada, quando chegou ao valor de mercado de US$ 325 bilhões. Retratado na capa da revista como um imperador romano em seu trono, o CEO Mark Zuckerberg quer conquistar ainda mais gente oferecendo maior diversidade de produtos dentro da plataforma.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Economist, a maioria dos americanos fica o equivalente a dois dias completos de trabalho por mês no Facebook. A plataforma tem criado mais soluções para as pessoas voltarem a compartilhar conteúdo pessoal na rede, que vinha sendo preterida por publicações de links e conteúdos de terceiros. Nesta semana, a rede social pode anunciar ainda novos planos de transição do serviço
Messenger para um portal com uma diversidade de serviços.

 

graficos_Facebook_Economist04

Receita trimestral, em bilhões de dólares

 

graficos_Facebook_Economist02

Usuários ativos do Facebook por mês, em bilhões (sinalizados com marcos históricos da plataforma)