Empreendedorismo e educação ganham força no YouTube

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Empreendedorismo e educação ganham força no YouTube

Canal Me Poupe! lidera a categoria de negócios e finanças e cursos de inglês impulsionam a área de educação


20 de fevereiro de 2018 - 7h49

 

O canal Me Poupe!, da jornalista Nathalia Arcuri, conta com mais de um milhão de inscritos e engajamento de 20%.

Negócios, finanças e educação foram as categorias que mais cresceram no YouTube em 2017, de acordo com análise da TubeLab, empresa de marketing de influência. “No momento em que entretenimento se estabiliza como principal segmento no YouTube, outras áreas têm crescimento elevado e mostram a força dos canais de nicho. Negócios e Educação são exemplos claros. Esquecidos por um bom tempo na plataforma, em 2017, esses canais tiveram crescimento destacado”, diz Danilo Strano, diretor de planejamento e sócio da Tubelab.

O levantamento mapeou o período de dezembro de 2016 a dezembro de 2017 e considerou métricas como média de views nos últimos dez vídeos, nível de engajamento e média de crescimento de audiência. “Esse movimento possibilita um investimento mais assertivo para as marcas. Uma marca de um produto alimentício pode utilizar o canal de entretenimento para branding e o de gastronomia para falar diretamente sobre os benefícios do produto. Assim cada vez menos veremos a propaganda descolada em canais que não fazem sentido o conteúdo”, diz Strano”

Empreendedorismo foi a categoria que mais cresceu em 2017. Com a ascensão de profissionais autônomos e a necessidade de entender e praticar a economia no Brasil nos últimos anos, o interesse pelo assunto teve destaque. O canal Geração de Valor usou suas forças nas redes sociais além do YouTube (Facebook e LinkedIn) para impulsionar seus conteúdos sobre empreendedorismo, negócios e sucesso.

 

Mario Vergara, além de ter o maior engajamento entre os canais de educação, cresceu 319% em 2017

O Primo Rico teve destaque em 2017 com 860% de crescimento e é hoje o segundo canal mais seguido sobre Empreendedorismo, atrás apenas do Me Poupe!, da jornalista Natália Arcuri, que conta com mais de um milhão de inscritos e engajamento de 20%.

No segmento beleza, o aumento pelo tema foi considerado tímido. Com exceção da youtuber com mais inscritos, Kim RosaCuca, nenhuma outra das cinco chegou a 50% de crescimento. Apesar disso, a segunda com mais inscritos, Boca Rosa, teve 20% de engajamento.

A área de educação foi outro destaque da plataforma crescendo mais de 100%, apesar de não ter engajamento suficiente. O ensino de inglês colaborou para impulsionar o tema.

O canal de Mairo Vergara, além de ter o maior engajamento da classe, cresceu 319% em 2017, contra alta de 40% do canal do Prof Jubilut do Biologia Total ou do canal Descomplica, com 50% de crescimento.

A área de games perdeu espaço para outros tipos de conteúdo ou canal. O engajamento variou entre 2% e 11% nos cinco canais com mais inscritos do YouTube. Além disso, a média de progressão do grupo foi de 36%, que representa apenas 13 milhões de novos inscritos durante o ano de 2017 inteiro nestes canais.

No quesito entretenimento, Whindersson Nunes se mantém no topo, seja na progressão ou no engajamento. O youtuber teve 65% de aumento do número de seus inscritos, além de 41% de engajamento. Número alto quando comparado com os canais Porta dos Fundos, 13% de engajamento, e 5inco Minutos, de Kéfera Buchmann, 9%.

 

Whindersson Nunes se mantém no topo, seja na progressão, seja no engajamento

Os cinco canais mais seguidos de entretenimento são de comédia – seja para o público mais jovem, até os jovens adultos e adultos. A volta de Felipe Neto foi significativa. O youtuber conseguiu 121% de aumento em seus inscritos, que representa por volta de dez milhões de usuários. Apesar disso, o engajamento é de 14%. Mas, quando eliminados os usuários da era antiga, temos 26% de engajamento para Neto.

A ascensão do funk, em 2017, impulsionou os canais KondZilla e GR6Explode. O crescimento de 190% de inscritos em ambos os canais é prova disso. Além disso, a dança teve seu momento de protagonismo em 2017, também. Os canais FitDance e CIA Daniel Saboya não ficaram de fora e tiveram o maior engajamento da classe musical. Agradecimento especial às aulas de zumba ao redor do Brasil.

No recorte de comportamento, Luccas Neto cresceu 624% neste último ano. Falando sobre assuntos diversos e comportamento, principalmente, o irmão de Felipe Neto (outro fator que ajudou o crescimento do youtuber) não deixou a desejar em engajamento. Entre os 5 maiores canais da classe, também foi o que mais teve esta métrica nas alturas. Jana Taffarel aproveitou seu momento e conquistou quase dois milhões de pessoas em 2017, apesar de ter o engajamento mais baixo da classe, em 7%.

Quatro entre os cinco maiores canais de gastronomia do Brasil tiveram mais de 100% de crescimento em 2017. Assunto que teve ascensão nos últimos tempos, teve espaço ocupado por muitos, mas bem-sucedido por poucos. O engajamento varia de 1% a 7%, sendo o maior deste liderado por um homem. TasteMade Brasil, apesar de grande em número de inscritos, tem engajamento baixo. Seu forte, mesmo, é no Facebook. Usando o YouTube como plataforma secundária, o business do Buzzfeed conta com apenas 1% de engajamento nos últimos vídeos.

Viagens se manteve estável, com crescimento médio de apenas 25%. Os canais com mais engajamento chama mais a atenção dos adultos: Grupo IT Brazil e Vivendo Mundo Afora. Decisores de compra, eles são quem efetivamente viajarão e estão colhendo dicas para uma boa viagem.

**Créditos da imagem do banner: peshkov-iStock

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