Pressão de patrocinadores faz Vogue adiar Baile

Buscar

Pressão de patrocinadores faz Vogue adiar Baile

Buscar
Publicidade

Mídia

Pressão de patrocinadores faz Vogue adiar Baile

Tradicional festa de carnaval da revista estava marcada para dia 21 de fevereiro e será repensada após polêmica envolvendo a ex-diretora de estilo, Donata Meirelles


15 de fevereiro de 2019 - 15h53

Sabrina Sato, Marina Ruy Barbosa e Juliana Paes na edição do Baile da Vogue de 2018 (Crédito: Reprodução)

A 15ª edição do tradicional Baile de carnaval da Vogue está adiada. A decisão foi tomada pela editora Globo Condé Nast após o desconforto manifestado pelos patrocinadores em relação aos acontecimentos recentes envolvendo a ex-editora da publicação, Donata Meirelles, que pediu demissão da revista nesta semana.

O evento, que estava marcado para o próximo dia 21, acabou impactado pela polêmica envolvendo Donata Meirelles, que recebeu muitas críticas por conta do receptivo e da decoração de sua festa de aniversário, realizada em Salvador no último fim de semana. Muitas pessoas apontaram que a vestimenta das recepcionistas e o posicionamento delas nas fotos com os convidados fariam referência ao período colonial brasileiro e à escravidão.

Embora o acontecimento tenha ligação à vida pessoal de Donata, o nome da Vogue acabou em meio às críticas por conta da posição profissional da executiva. E, como o caso ocorreu às vésperas do principal evento da publicação no ano – o Baile de carnaval – as marcas que já estavam confirmadas no evento demonstraram incômodo ao ter sua imagem vinculada à revista neste momento conturbado. A edição de 2019 do Baile da Vogue contava com patrocínio master da Pantene e também outros patrocínios de Diageo (Johnnie Walker), Magnum, Elma Chips Sensações (PepsiCo), BMW, Café Orfeu, Cartões Elo, Coca-Cola, Iorane e Le Lis Blanc.

De acordo com apuração da reportagem, a Globo Condé Nast passou os últimos dias discutindo com os patrocinadores a respeito do evento. As empresas patrocinadoras preocuparam-se em ter sua imagem vinculada ao Baile da Vogue no momento em que a revista está no centro de tantas críticas. Informações de bastidores já indicavam, ao longo da semana, que algumas dessas marcas estavam decididas a deixar o evento, sobretudo aquelas que trabalham as plataformas de representatividade e diversidade em sua comunicação.

Em uma comunicado a que a reportagem teve acesso, assinado por Daniela Falcão e enviado aos patrocinadores da festa, a revista ainda tentava segurar a presença dos parceiros comerciais, prometendo, inclusive, reformular o Baile, transformando-o em um plataforma de democratização e inclusão no ambiente da moda. Veja:

Desde que passou a ser vítima de ataques nas redes sociais por conta da polêmica envolvendo a festa de aniversário de sua diretora de estilo, Donata Meirelles, a Vogue procurou se aproximar de ativistas e filósofos negros para entender como poderia transformar a revista em um espaço de conciliação e transformação, contribuindo para uma maior democratização e inclusão social no ambiente da moda. Das inúmeras sugestões que estão sendo debatidas e analisadas, decidimos fazer do nosso mais importante evento, o Baile de Carnaval, a plataforma desta conciliação. Convidamos vozes ativas de movimentos sociais, filósofos, formadores de opinião e celebridades que têm um histórico de luta em prol de uma sociedade mais igualitária para dividirem o palco do Teatro Vogue com nossas principais atrações, reforçando a ideia de que “aqui todo mundo tem espaço para brilhar. Será um baile transformador e contamos com vocês para, juntos, fazermos essa revolução.”, dizia o comunicado, assinado por Daniela e enviado nessa quinta-feira, 14, aos patrocinadores do evento.

A tentativa, no entanto, não foi suficiente para conciliar as demandas das marcas e a Editora optou por adiar o evento. Em comunicado enviado na tarde desta sexta-feira, 15, a Globo Condé Nast confirma a decisão, comunicando o adiamento do evento para 23 de março. “Com o objetivo de transformar o Baile de Gala da Vogue numa plataforma de inclusão no universo da moda, a Vogue entende que precisa de tempo hábil para implementar ações importantes e garantir que o baile seja efetivamente um marco deste novo momento. Por conta disso, o baile será transferido para 23 de março, um sábado, num momento mais apropriado e fechando em grande estilo as festividades de Carnaval com apoio dos patrocinadores.”, diz a revista.

Antes do anúncio do adiamento da festa, a Vogue chegou a enviar comunicado à imprensa confirmando o evento para o dia 21 de fevereiro e garantindo que todos os patrocinadores estavam mantidos. Questionada pela reportagem, a assessoria da Globo Condé Nast não soube dar mais detalhes a respeito de como a marca pretende abordar a questão da democracia e inclusão na festa e quais serão as ações realizadas no evento.

O Baile da Vogue havia se tornado uma das plataformas mais lucrativas da companhia, além de ser um dos evento mais badalados da temporada pré-carnaval, por reunir grande quantidade de atores, atrizes, apresentadores, modelos e influenciadores. Para este ano, o tema do Baile – que aconteceria no Hotel Unique, em São Paulo – era “Opera D’Oro”, em homenagem aos grandes impérios da história, que usavam o ouro como adorno e cultuavam o metal. Em dezembro do ano passado, a Vogue divulgou comunicado à imprensa celebrando o acerto do patrocínio master da festa – que, pela primeira vez, foi adquirido pela Pantene, da P&G.

Polêmica e demissão
Logo que as críticas em relação às imagens de sua festa de aniversário começaram a ganhar as redes sociais, Donata Meirelles usou seu perfil pessoal no Instagram para responder a alguns comentários e se desculpar pelas impressões negativas causadas. No início da semana, a Vogue entrou diretamente no assunto e, também pelo Instagram, declarou que o debate gerado pelo episódio serviria como aprendizado para a criação de ações afirmativas e propositivas. Em relação às manifestações referentes à festa de 50 anos de Donata Meirelles, a Vogue Brasil lamenta profundamente o ocorrido e espera que o debate gerado sirva de aprendizado. Nós acreditamos em ações afirmativas e propositivas e também que a empatia é a melhor alternativa para a construção de uma sociedade mais justa, em que as desigualdades históricas do País sejam debatidas e enfrentadas. Em busca da evolução constante que sempre nos pautou, aproveitamos a reflexão gerada para ampliar as vozes dentro da equipe e criar, em caráter permanente, um fórum formado por ativistas e estudiosos que ajudarão a definir conteúdos e imagens que combatam essas desigualdades”, escreveu a revista, no Instagram. O mesmo texto foi compartilhado por Donata Meirelles.

No dia seguinte, a então diretora de estilo anunciou sua demissão. A Vogue, por comunicado, elogiou e agradeceu o trabalho desempenhado por Donata, declarando que respeitava sua decisão.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital