Ministério Público propõe ação contra RedeTV

Buscar

Ministério Público propõe ação contra RedeTV

Buscar
Publicidade

Mídia

Ministério Público propõe ação contra RedeTV

Motivo da ação foram as falas do apresentador Sikêra Jr, do programa Alerta Nacional, a respeito da comunidade LGBTQIA+


29 de junho de 2021 - 11h54

Atualizada às 15h29

Na noite dessa segunda-feira, 28, o Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública contra a RedeTV e o apresentador Sikera Jr, apresentador o programa Alerta Nacional. A atração jornalística é realizada pela TV A Crítica, do Amazonas, e exibida pela RedeTV para todo o País.

Procurada, a RedeTV, via assessoria de comunicaçao, declarou que não tem ciência desse processo e que não comenta processos judiciais em andamento.

 

Apresentador é alvo de ação do Ministério Público Federal (Crédito: Reprodução)

O motivo da ação são as falas do apresentador a respeito da comunidade LGBTQIA+. No último dia 25, em seu programa, Sikêra Jr, referiu-se às pessoas LGBTQIA+ como “raça desgraçada” e ainda relacionou à orientação sexual à práticas de crime e uso de drogas. A ação do MPF foi assinada em conjunto com a Nuances – Grupo pela Livre Expressão Sexual, que atua na defesa dos direitos humanos da população LGBTQIA+.

O MPF esclarece que as falas preconceituosas do apresentador tiveram por objeto a campanha publicitária do Burger King, lançada na semana passada. A rede de fast food procurava mostrar como as crianças podem aceitar, de forma natural, a orientação sexual das pessoas, sem preconceitos.

Na ação, o MPF e Nuances pedem que a RedeTV e o apresentador sejam condenados R$ 10 milhões de indenização por danos morais coletivos. O valor será destinado à estruturação de centros de cidadania LGBTQIA+. A ação também pede requer a exclusão na íntegra das redes sociais do programa que foi ao ar no dia 25 de junho.

Pressão nos patrocinadores
A ação do Ministério Público Federal aconteceu após uma onda de protestos nas redes sociais contra o apresentador. Nessa segunda-feira, 28 data em que é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, as pessoas começaram a pressionar as marcas patrocinadoras e envolvidas com o programa a se manifestarem a respeito do comportamento do apresentador.

O perfil Sleeping Giants, criado com a proposta de alertar os anunciantes a respeito da presença de seus anúncios em meio a conteúdos desrespeitosos e de pouca credibilidade, iniciou a campanha #DesmonetizaSikera. Na noite de segunda-feira, 28, de acordo com reportagem do site Notícias da TV, três patrocinadores do programa declararam que não vão mais apoiar o programa.

No Twitter, a construtora MRV declarou que não irá mais apoiar o programa. “A MRV acredita na diversidade e não compactua com qualquer forma de preconceito. O programa Alerta Amazônia já não faz mais parte dos nossos planos de mídia”, escreveu a empresa em seu perfil oficial.

Questionada nas redes sociais a respeito de seu patrocínio ao programa, a Hapvida respondeu. “Não apoiamos forma alguma de preconceito, seja social, de credo, raça, gênero ou orientação sexual. No momento, suspendemos o patrocínio do Alerta Amazonas. Estamos sempre trabalhando por uma sociedade mais saudável”, escreveu a empresa.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Consultoria e big tech criam solução voltada aos Reels que visa auxiliar nos insights, criação e produção de conteúdo por creators

  • Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Profissionais de mídia avaliam a delicada situação das marcas que utilizam o X como plataforma de conexão com seu público-alvo