Creators têm dificuldade em monetizar seu conteúdo

Buscar

Creators têm dificuldade em monetizar seu conteúdo

Buscar
Publicidade

Mídia

Creators têm dificuldade em monetizar seu conteúdo

Pesquisa conduzida pela Atlantico divulga dados da economia produzida por creators


27 de outubro de 2021 - 8h00

Estudo indica que 38% dos respondentes produzem conteúdo lifestyle (Crédito: Jacob Lund/shutterstock)

Os canais digitais proporcionaram aos produtores de conteúdo novas formas de gerar receita, como o surgimento de marcas nativas do próprio influenciador, como é o caso da Boca Rosa Beauty, da Bianca Andrade, em parceria com as marcas Cadiveu (para cabelos) e Payot (maquiagem), e que vem crescendo cada vez mais com a demanda de e-commerce, ou mesmo a integração de movimentos de monetização dentro das plataformas, como acontece no YouTube e Twitch.

No entanto, dados do instituto Atlantico revelam que os creators têm dificuldade em monetizar seus conteúdos. Entre os pesquisados, 23% não consegue aplicar valor em seus canais, enquanto apenas 14% geram uma receita superior a R$2.500, por mês.

Para avaliar o cenário econômico dos influenciadores brasileiros, o instituto  realizou o estudo “Creators Economy”, que contou com entrevistas com mais de 5 mil criadores de conteúdo e influenciadores digitais – que iniciaram suas produções na década de 90 até os dias atuais – a respeito das plataformas e formas de monetização utilizadas por esses profissionais.

A pesquisa levou em consideração dados voltados a ascensão das novas plataformas de conteúdo, como é o caso do YouTube, rede que conta hoje com 2.275 canais disponíveis, tendo o KondZilla como o maior canal brasileiro, com quase 65 milhões de inscritos e com vídeos que ultrapassam a marca de 1 bilhão de visualizações.

Apesar disso, o YouTube é preferência de apenas 25% dos influenciadores. A pesquisa indicou que 80% dos produtores entendem o Instagram como uma ferramenta essencial para o seu trabalho, seguido pelo Whatsapp com 60%.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • TV Cultura aposta em novo modelo de streaming com Cultura Fast

    TV Cultura aposta em novo modelo de streaming com Cultura Fast

    Atrações atuais e de acervo da emissora já estão disponíveis no canal 2067 da plataforma Samsung TV Plus

  • TV conectada: metade dos brasileiros já consome a tecnologia

    TV conectada: metade dos brasileiros já consome a tecnologia

    Pesquisa realizada pela Comscore, com patrocínio da Kivi, aponta que espectadores sentem-se inclinados a pesquisas sobre produtos exibidos na publicidade nesse meio