Justiça manda Folha tirar reportagem do ar

Buscar

Justiça manda Folha tirar reportagem do ar

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Justiça manda Folha tirar reportagem do ar

Matéria tratava sobre processo de extorsão sofrido por Marcela Temer


13 de fevereiro de 2017 - 14h02

marcela_temer_1

Imagem: Reprodução

Na última sexta-feira, 10, a Folha de S.Paulo publicou uma reportagem sobre uma tentativa de extorsão sofrida pela primeira-dama, Marcela Temer, no ano passado. Uma liminar concedida pelo juiz Hilmar Castelo Branco Raposo Filho, da 21ª Vara Cível de Brasília, fez com a publicação fosse obrigada a retirar a matéria do site.

Segundo o juiz, os fundamentos apresentados pela defesa da primeira-dama são “relevantes e amparados em prova idônea”. “A inviolabilidade da intimidade tem resguardo legal claro”, afirmou o despacho. O pedido também menciona o jornal O Globo, cujo site publicou uma reportagem sobre o assunto logo após a Folha.

A Folha afirma que a matéria foi sustentada por arquivos tornados públicos pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. O advogado da Casa Civil afirmou que a ação para impedir a publicação de informações sobre a primeira-dama “serve a evitar prejuízo irreparável à autora, que, caso tenha sua intimidade exposta indevidamente pelos veículos de comunicação, que mais uma vez estão a confundir informação com violação de privacidade de uma pessoa pública”.

Em nota, a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) afirmou ser “contra qualquer tipo de censura”. “Impedir repórteres de publicar reportagens é prejudicial não apenas ao direito à informação, como também ao papel do jornalista de fiscalizar o poder público”, pontuou a diretoria da associação.

Na manhã desta segunda-feira, 13, o presidente Michel Temer negou que tenha havido qualquer tipo de censura. No final de um pronunciamento, no Palácio do Planato, o peemedebista foi questionado pela Folha se houve censura no episódio. “Não houve isso. Você sabe que não houve”, disse o presidente.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário