Heineken tira comercial acusado de racismo do ar

Buscar

Heineken tira comercial acusado de racismo do ar

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Heineken tira comercial acusado de racismo do ar

Peça promovia a versão light da cerveja com a frase “Sometimes, lighter is better”


27 de março de 2018 - 13h03

Nota atualizada às 16h05

“Sometimes, lighter is better”, tagline do comercial da Heineken, removido do ar após ser acusado de ser racista (Crédito: Reprodução)

A Heineken tirou do ar um comercial que promovia a Heineken Light depois que a peça foi acusada de ser racista, e admitiu ter errado o tom. A peça faz parte da campanha que promove a versão light da cerveja nos Estados Unidos.

No filme criado pela Publicis, um bartender branco faz uma garrafa da cerveja deslizar pelo balcão até chegar a uma mulher, também branca. No percurso, a bebida passa por várias pessoas negras. Então aparecia a tagline “Sometimes, lighter is better”. “Lighter” pode ser entendido tanto como “mais leve”, quanto como “mais claro”.

“Embora sintamos que o anúncio claramente promove nossa cerveja Heineken Light, perdemos o tom. Estamos pegando esse feedback e usando-o para influenciar campanhas futuras”, disse um porta-voz da Heineken à Newsweek.

O anúncio foi removido da televisão e do YouTube. Diversas celebridades, dentre elas o artista Chance, the Rapper, consideraram a campanha extremamente racista. “Vocês não entenderam nada. Muitas agências fazem anúncios racistas de propósito para que a gente exagere e tuite sobre isso e, quando você escreve um artigo e tuíta, todos falamos o nome da marca 50 vezes”, escreveu em seu perfil no Twitter.

Na Europa, um vídeo praticamente idêntico vinha sendo veiculado desde a metade do ano passado, sem provocar questionamentos do público. “O que é aceitável na Europa não é aceitável nos EUA, e acho que muitas vezes a falha está ao não avaliar o impacto que o anúncio terá em determinada região. Não há muita dúvida de que o comercial pode ser claramente interpretado como ofensivo, dependendo da visão de mundo da pessoa. É preciso estar ciente não somente da sua intenção, mas de como as pessoas pensam e o estado do mundo no qual estamos vivendo agora. Estamos em um cenário extremamente sensível no que diz respeito à questão racial”, disse Ahmad Islam, CEO da Ten35, ao Ad Age.

A versão europeia da campanha, removida nesta terça-feira, 27, pela página da Heineken Irlanda, tem algumas diferenças: o mesmo bartender aparece, mas a cerveja acaba nas mãos de um cliente branco, que está socializando com uma mulher negra. Assista à versão norte-americana aqui.

Há quase um ano exato, a Pepsi veiculava um anúncio protagonizado por Kendall Jenner que foi criticado – e removido – pelos mesmos motivos. Ao tentar emular movimentos como o Black Lives Matter colocando a empresária e modelo nos holofotes, o filme foi alvo de indignação não só do público, mas de diversos profissionais de agências.

E, no final do ano passado, a Dove pediu desculpas por um anúncio de sabonete em que uma mulher negra tirava sua camiseta, revelando uma mulher branca.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário