18 milhões de motos para a Honda
Marca japonesa comemora a produção da motocicleta de número 18 milhões na fábrica instalada há 36 anos em Manaus
Marca japonesa comemora a produção da motocicleta de número 18 milhões na fábrica instalada há 36 anos em Manaus
Janaina Langsdorff
17 de janeiro de 2013 - 8h55
A japonesa Honda, tradicional líder do setor de motocicletas com 79,6% das vendas em 2012 segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), alcança nesta quinta-feira 17 a marca de 18 milhões de unidades produzidas na fábrica da marca instalada há 36 anos em Manaus, a maior linha produtiva de motocicletas da Honda em todo o mundo. Hoje, a planta industrial manauense monta uma moto a cada oito segundos, sendo 20 modelos de motocicletas de 100cc a 1.000cc.
“O resultado representa que conquistamos a confiança de 18 milhões de consumidores brasileiros, o que muito nos honra”, declara Issao Mizoguchi, presidente da Moto Honda da Amazônia, em comunicado. O executivo participou de uma cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira 17, na fábrica de Manaus, com a presença de Masahiro Takedagawa presidente da Honda South America.
Esta não é a primeira vez que a montadora comemora um marco histórico de produção. Em 2012, a Honda já havia atingido um recorde de dois milhões de motocicletas flex produzidas desde o lançamento do primeiro modelo, a CG Titan Mix, em 2009. Hoje, a marca produz quatro versões flex. Uma delas é a CG 150 Titan, justamente o modelo que celebra a montagem da motocicleta de número 18 milhões. As outras três são: NXR 150 Bros, CG 150 Fan e a Biz 125. Somadas, elas equivalem a uma representatividade próxima de 60% das vendas da empresa. A expectativa é que em 2013 as vendas de motocicletas flex sejam impulsionadas pelos modelos CB 300R e XRE 300 movidas a gasolina e/ou etanol, superando as 770 mil unidades comercializadas em 2012. Não à toa, o mercado brasileiro de motocicletas com motor flex já é o quatro maior em vendas da Honda no mundo.
A dianteira da Honda é impulsionada por uma estratégia de marketing que frequentemente utiliza personalidades famosas. Uma das campanhas mais recentes, criada para o modelo CG 150 Fan, foi protagonizada pelo lutador Rodrigo Minotauro, uma das estrelas do MMA (Mixed Martial Arts). Apesar da liderança, a Honda puxa um setor que no ano passado registrou uma queda de 15,6% nos emplacamentos, somando 1,64 milhão de unidades, de acordo com dados da Fenabrave. A entidade estima um crescimento da ordem de 1,3% nas vendas deste ano. A vice-liderança é da Yamaha, que detém 10,5% de participação no mercado de duas rodas.
Compartilhe
Veja também
Azzas 2154 reduz portfólio e elimina Dzarm, Alme e Reserva feminina
Holding de moda, vestuário e calçados afirma ter concluído revisão do portfólio e tomado a decisão com foco de “melhorar a alocação de capital”
Coqueiro transforma lata de atum em caixa de som
Marca de peixes enlatados da Camil Alimentos usa humor para esclarecer fake news sobre suas embalagens transferirem metais pesados para os pescados