3 ideias simples, 3 negócios milionários
Conheça os casos de sucesso que desfilaram no segundo dia do Shop. Org Summit 2014 e que, de fato, solucionam problemas reais das pessoas comuns
Conheça os casos de sucesso que desfilaram no segundo dia do Shop. Org Summit 2014 e que, de fato, solucionam problemas reais das pessoas comuns
Meio & Mensagem
2 de outubro de 2014 - 5h31
Por Pyr Marcondes, do ProXXIma, de Seattle (EUA)
Há um desfile de dezenas de empresas nas dezenas de palcos do Washington State Convention Center, de Seattle, onde acontece o Shop. Org Summit 2014. Num desses palcos, o principal, vimos hoje como o empreendedorismo segue sendo a mais transformadora força no mundo dos negócios e como o setor de e-commerce tem exemplos inspiradores sobre isso. Inspiradores e milionários.
Três desses casos de sucesso desfilaram no segundo dia do evento para uma plateia não menos que entusiasmada em perceber que ideias simples que, de fato, solucionam problemas reais das pessoas comuns como todos nós, podem ser matadoras se tratadas com inteligência, criatividade e eficácia. Ah, um pouco de sorte e muito trabalho fazem parte da formula também.
O segredo da caixinha
Birchbox é uma caixinha que virou objeto de desejo para milhões de mulheres nos Estados Unidos e em mais outros três países em que passaram a operar depois do sucesso norte-americano. Numa caixinha, os gestores da Birtchbox acondicionam itens selecionados de 800 diferentes marcas parceiras de cosméticos, a partir de solicitações pessoais das usuárias assinantes do serviço (US$ 10 mês). Cada caixinha tem um pequeno sonho de beleza escondido lá dentro. Os produtos foram recomendados no site para o perfil de cada usuária. É isso. Fim da história.
As caixinhas Birchbox tornaram-se ícones de adoração. A chegada de cada uma delas é comemorada ansiosamente por cada consumidora. Birchbox tornou-se de um ecommerce em um personalizado consultor de beleza online de suas assinantes. A sacada está na mistura de um site altamente eficiente e um sortimento variado de produtos a atributos intangíveis do universo feminino, como desejo, vaidade e surpresa. Milhões em vendas.
Reforma sem problemas
Houzz (em reforma, mas dá pra baixar o aplicativo) é um site que resolve seus problemas de reforma doméstica. É isso. Fim da história.
Seus fundadores, Alon Cohen e sua esposa Adi Tatarko, tiveram a ideia reformando sua casa e enfrentando o pequeno inferno sem fim que esse tipo de empreitada acaba se transformando para quem se atira na aventura. Aí criaram um site que tem, de um lado, arquitetos, e de outro, os consumidores. No meio, os fornecedores da indústria, como fabricantes e lojas de produtos de decoração.
Com seus parceiros de negócio, o site tem um modelo de revenue share. Online, os usuários têm acesso a milhares de fotos de ambientes decorados. Em cada foto, um selinho verde identifica os produtos que podem ser comprados ali mesmo, no site. Um marketplace de decoração, com dicas de reformas tanto de profissionais como dos próprios usuários, que dividem suas experiências. Pronto. Milhões de lucro.
E-commerce novo. Todo dia
Zulily é um site inspirado no Instagram, fundamentalmente de imagens de produtos, clicáveis e compráveis ali mesmo. É isso. Fim da historia. Segredo? Um site novo todo dia. Os usuários são surpreendidos às seis da manha diariamente com um site que oferece produtos diferentes do dia anterior e mais: customizados para cada usuário. São colocados no ar milhões de sites diferentes todo dia. As ofertas e os produtos são escolhidos a partir do perfil de cada usuário. Zulily tem redatores e fotógrafos trabalhando dia e noite freneticamente para produzirem essa massa gigantesca de informações e imagens, com resenhas e dicas. Um negócio de US$ 1,2 bilhão por ano. Gostou ou quer mais?
No Shop. Org Summit 2014 tem mais. Um evento que não se propõe a quebrar paradigmas, mas a compartilhar soluções práticas de sucesso. Nem tudo é genial, mas quem olhar com cuidado vai encontrar algumas pérolas, como essas três acima.
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