Abilio Diniz mais relevante no Carrefour?
Empresário brasileiro estaria aumentando sua participação acionária na rede francesa
Empresário brasileiro estaria aumentando sua participação acionária na rede francesa
Meio & Mensagem
17 de dezembro de 2014 - 11h48
Um dos assuntos em destaque em veículos de economia nesta quarta-feira 17 dá conta de que o empresário Abilio Diniz, que durante muito tempo liderou as operações do Grupo Pão de Açúcar no Brasil, estaria aumentando sua participação acionária no concorrente Carrefour.
A rede francesa foi um dos motivos que tornou tensa a saída de Diniz do GPA assim que a empresa fundada por seu pai, Valentim Diniz, foi assumida pelo também francês Grupo Casino. Isto, porque antes de deixar o GPA, Abilio Diniz tentou a fusão das duas empresas no Brasil, o que foi refutado veementemente pelo Casino, que concorre com o Carrefour na França.
Neste mês, Abilio Diniz teria ido negociar em Paris com o comando do Carrefour um acordo para se tornar um acionista mais relevante da companhia e ontem as ações da rede subiram 2,9%, fechadas em 23,21 euros.
O jornal O Estado de S. Paulo especificamente afirma que Abilio Diniz já teria 3% das ações do Carrefour na França, para o que teria pago US$ 1 bilhão, e agora estaria perto de fechar a compra de algo entre 10% e 15% da subsidiária brasileira, por meio da Península, empresa de gestão de recursos da família Diniz (a negociação envolveria o Carrefour na Argentina também, segundo o Valor Econômico e no Brasil excluiria a rede Atacadão, que pertence ao Carrefour).
Se o acordo for realmente selado, Abilio Diniz, que hoje é presidente do Conselho de Administração da BRF, poderia gerir os negócios do Carrefour no Brasil, o que marcaria sua volta ao varejo. Procurado pela reportagem do Meio & Mensagem, o Carrefour não comentou o assunto.
Compartilhe
Veja também
Com Rayssa Leal, Sophia Medina e Miguel Pupo, Volvo amplia squad de embaixadores
Grife automotiva visa encontrar parceiros que se conectem com seus pilares de inovação, sustentabilidade e jovialidade
Valda resgata latinhas e aposta em Friends para aguçar a nostalgia
Marca de pastilhas centenária reformula identidade visual e, por meio de licenciamento e resgate de elementos antigos, tenta se conectar com consumidores de diferentes gerações