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Marketing

Como as marcas estão ativando a alta temporada do vinho

Depois de um aumento de consumo na pandemia, mercado busca alternativas para consolidação


20 de julho de 2023 - 6h00

alta temporada do vinho

Campanhas ainda focam na educação do consumidor (Crédito: Reprodução)

O inverno no Hemisfério Sul teve início no mês passado e, com as baixas temperaturas, começa o que é considerada a alta temporada do vinho na região, quando o consumo da bebida aumenta. De acordo com dados da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), o consumo médio per capita de vinho no Brasil é de cerca de dois litros por ano, o que demonstra enorme potencial de crescimento em relação a outros países. Segundo dados da Organização Internacional do Vinho, relativos a 2022, o consumo per capita em Portugal foi o maior do mundo: 67,5 litros por ano. Em seguida, vêm os franceses (47,4 litros por ano) e os italianos (44,4 litros por ano).

O consumo, no Brasil, teve um pico durante a pandemia. “Ao ficarem mais tempo em casa, as pessoas começaram a buscar atividades prazerosas dentro de suas próprias residências e o vinho aparecia nesse contexto. Consumir vinho tornou-se um hábito de relaxamento dentro de casa. Houve uma mudança de hábito de consumo e ela veio para ficar”, conta Eduardo Souza, diretor de marketing e digital do Vissimo Group, dono da Evino e Grand Cru.

Segundo dados da Ideal Consulting, a comercialização das vinícolas nacionais em litros somada às importações de vinhos e espumantes no mês de abril registrou uma redução de 7%, na comparação com o mesmo período do ano passado. No acumulado, o mercado totalizou 114 milhões de litros nos quatro primeiros meses.

De toda forma, para algumas empresas, no inverno, as vendas praticamente dobram. É o caso da Casa Flora Importadora.  “Historicamente, as vendas mais que dobram em maio, junho e julho, em relação a outros períodos do ano”, afirma Adilson Carvalhal Neto, diretor da Casa Flora.

E Antonio Pereira Carvalhal Neto, diretor de vendas e marketing da companhia, acrescenta que o hábito de tomar vinhos mesmo no verão, presente em vários lugares do mundo, ainda é algo no qual o brasileiro ainda está “se exercitando” para adotar.

Desafio de mudar a cultura

Jaqueline Messias Cardoso, marketing manager da vinícola Santa Rita no Brasil, conta que a indústria vive o desafio cultural de ter um País com alto consumo de cerveja e identificação com a bebida. Neto, da Casa Flora, corrobora, lembrando a força do versão brasileiro e o carnaval, como evento. Além do grande investimento das cervejarias em comunicação nesse período. Ainda assim, o interesse do brasileiro pelo vinho está crescendo.

“Hoje, o consumidor de vinho está cada vez mais interessado em conhecer mais sobre esse universo e dentre os perfis mapeados, esses são os que a indústria mais investe em construção de marca e geração de conteúdo”, aponta Jaqueline.

A executiva também acredita que o mercado nacional ainda está engatinhando quando o assunto é branding e que os investimentos estão, normalmente, direcionados a ações de trade marketing, vertical que trabalha a maximização das vendas no PDV.

“No entanto, isso não impede de construirmos um racional de comunicação que engaje e eduque o cliente. Então, com esse crescente interesse do brasileiro ao mundo do vinho, passamos a construir comunicações que educam o consumidor, além de atrelar promoções a degustações de produto”, aponta a marketing manager.

Ações para a alta temporada

O período de frio também mobiliza ações específicas. Evino lançou uma campanha que pretende encher cinco milhões de taças até o fim de junho. A cada milhão, serão liberadas promoções surpresa e outras facilidades. Já com a marca Grand Cru o grupo está explorando promoções na assinatura do clube Confraria.

A vinícola Santa Rita também aposta nas promoções, com a campanha “120 Razões para provar 120” para o rótulo que é carro-chefe da companhia. A ação tem como prêmio principal um conjunto de experiências que inclui o Ferrari World, acesso à Fanzone F1, entradas para o último Grande Prêmio do ano em Abu Dhabi.

E uma das diversas marcas importadas pela Casa Flora, a chilena Santa Carolina – os vinhos chilenos, a propósito representam 45% das importações para o Brasil – também está embalando suas vendas de inverno com promoção. Batizada Constelação de Prêmios, envolve os rótulos Santa Carolina Reserva, Reservado e Estelar. Para participar, os consumidores devem baixar o app da marca, cadastrar os produtos, “girar uma roleta” para prêmios instantâneos e ganhar números da sorte para concorrer a mais prêmios, como smart TVs, smartphones e cadeira gamer, entre outros.

Rótulos que a Santa Carolina está promovendo com a promoção Constelação de Prêmios (Crédito: Reprodução)

 

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