Extra adota nova estratégia comercial
Iniciativa elaborada em parceria com a Havas colocará mil produtos em promoção cumulativa a cada 15 dias
Iniciativa elaborada em parceria com a Havas colocará mil produtos em promoção cumulativa a cada 15 dias
Odhara Rodrigues
1 de abril de 2016 - 14h50
O Extra quer um outro jeito de ser mercado. A partir desta sexta, 1º, a rede do Grupo Pão de Açúcar põe em prática uma nova estratégia de marketing. Chamada “1, 2, 3 Passos da Economia”, ela funciona da seguinte forma: a primeira unidade de um dos produtos participantes da promoção vem com desconto de 20%; se o consumidor dois itens, o segundo vem com 50% de desconto, resultando em 25% de desconto por peça. Já ao comprar três unidades, o consumidor não paga nada por ela, o que equivale a um total de 33% de desconto.
Com essa prática, o objetivo é se colocar ao lado do consumidor. Eandres Gomes, gerente de marketing do Extra, diz que sua equipe partiu do entendimento de que o consumidor vem trilhando um caminho em que busca uma compra mais inteligente, principalmente devido ao momento econômico vivido pelo País. “Nós queremos garantir que o poder de compra do cliente não diminua”, afirma.
A ação do Extra vai de encontro à prática usual do comércio, de fazer promoções relâmpago esperando que a pressa do consumidor trabalhe em seu favor. Com uma grande variedade de produtos, a iniciativa abrange os artigos de necessidade básica do consumidor. A rede vai colocar mais de mil produtos na “1, 2, 3 passos da economia” por cerca de quinze dias – quando as duas semanas passarem, esses itens serão substituídos por outro grupo de mil. Para que a oferta seja válida, não será exigida uma compra mínima nem uma forma de pagamento específica. A intenção é desburocratizar a compra do cliente.
Em paralelo ao desenvolvimento da política comercial, o Extra planejou e colocou em prática o “Fim de Semana Sem Crise”, promoção em que o consumidor levou a segunda unidade com 50% de desconto de uma lista específica de produtos, durante todo o mês de março. Gomes conta que foi perceptível o crescimento de volume de vendas com essa dinâmica.
A campanha para divulgar a nova estratégia foi criada pela Havas. Apresentá-la ao consumidor ficou por conta de Cláudia, garota propaganda do Extra há sete anos. Camila Dammann, diretora de criação da agência, diz que toda a comunicação nesse primeiro momento tem como função explica-la didaticamente. “É pegar na mão do consumidor e ensinar como ele vai comprar agora”, afirma, explicando que na construção das peças o objetivo era passar a dinâmica de funcionamento da oferta de forma clara e objetiva. O plano de mídia inclui um filme institucional de 30 segundos e um de 60 segundos, que mostra a dinâmica e as ofertas, material de ponto de venda, hotsite e estratégias digitais.
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