Assinar

Após 26 anos, Museu do Café renova identidade visual e proposta

Buscar

Após 26 anos, Museu do Café renova identidade visual e proposta

Buscar
Publicidade
Marketing

Após 26 anos, Museu do Café renova identidade visual e proposta

Rebranding acontece em parceria com o Istituto Superiore per le Industrie Artistiche Roma (ISIA Roma Design) e busca destacar lado humano e social do café


29 de novembro de 2024 - 12h35

*Atualizado às 12h51

museu do café

Salão do Pregão do Museu do Café, em Santos, foi uma das influências para o novo logotipo (Crédito: Divulgação/André Monteiro)

Depois de 26 anos de sua inauguração, em 1998, o Museu do Café passa a contar com identidade visual e posicionamento institucional inéditos, fruto de trabalho junto ao Istituto Superiore per le Industrie Artistiche Roma (ISIA Roma Design), instituição italiana pública de ensino superior.

Com o reposicionamento, a instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, localizada na cidade de Santos, agora se propõe a destacar o lado humano e social do café. A ideia é abordar temáticas como gênero, raça e imigração, que se relacionem com a bebida de alguma forma.

O projeto vinha sendo desenvolvido desde 2021 e contou também com a colaboração do Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração (INCI), organização que gerencia o museu em Santos e o ISIA Roma Design.

Em nota, Alessandra Almeida, diretora executiva do museu, aponta que o propósito da mudança é estabelecer uma conexão emocional e de afetividade com diversos públicos, desconstruindo a imagem intimidante e elitista. Entre os atributos presentes neste novo momento estão ser um equipamento cultural vivo, participativo, internacional, socialmente responsável e afetivo.

museu do café

Novo logotipo do Museu do Café (Crédito: Divulgação)

O logotipo foi inspirado em movimentos orgânicos e circulares que fazem parte da cadeia de produção e consumo do café, bem como tem influência da arquitetura do prédio que abriga o Museu, como o Salão do Pregão, a cúpula, o relógio da torre e as colunas greco-romanas que compõem a estrutura.

Os alunos do mestrado em Design Sistêmico para Comunicação ficaram à frente de toda pesquisa, desenvolvimento e finalização da diretriz estética para elaboração de novos materiais gráficos, como manual de marca e o próprio logotipo, além dos ícones, padronização de conteúdos, sinalizações e produtos do Museu do Café.

O projeto foi coordenado por docentes do ISIA Roma Design.

Confira o filme do lançamento da nova identidade visual do Museu do Café:

Publicidade

Compartilhe

Veja também