Após 26 anos, Museu do Café renova identidade visual e proposta
Rebranding acontece em parceria com o Istituto Superiore per le Industrie Artistiche Roma (ISIA Roma Design) e busca destacar lado humano e social do café
Após 26 anos, Museu do Café renova identidade visual e proposta
BuscarApós 26 anos, Museu do Café renova identidade visual e proposta
BuscarRebranding acontece em parceria com o Istituto Superiore per le Industrie Artistiche Roma (ISIA Roma Design) e busca destacar lado humano e social do café
Meio & Mensagem
29 de novembro de 2024 - 12h35
*Atualizado às 12h51
Depois de 26 anos de sua inauguração, em 1998, o Museu do Café passa a contar com identidade visual e posicionamento institucional inéditos, fruto de trabalho junto ao Istituto Superiore per le Industrie Artistiche Roma (ISIA Roma Design), instituição italiana pública de ensino superior.
Com o reposicionamento, a instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, localizada na cidade de Santos, agora se propõe a destacar o lado humano e social do café. A ideia é abordar temáticas como gênero, raça e imigração, que se relacionem com a bebida de alguma forma.
O projeto vinha sendo desenvolvido desde 2021 e contou também com a colaboração do Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração (INCI), organização que gerencia o museu em Santos e o ISIA Roma Design.
Em nota, Alessandra Almeida, diretora executiva do museu, aponta que o propósito da mudança é estabelecer uma conexão emocional e de afetividade com diversos públicos, desconstruindo a imagem intimidante e elitista. Entre os atributos presentes neste novo momento estão ser um equipamento cultural vivo, participativo, internacional, socialmente responsável e afetivo.
O logotipo foi inspirado em movimentos orgânicos e circulares que fazem parte da cadeia de produção e consumo do café, bem como tem influência da arquitetura do prédio que abriga o Museu, como o Salão do Pregão, a cúpula, o relógio da torre e as colunas greco-romanas que compõem a estrutura.
Os alunos do mestrado em Design Sistêmico para Comunicação ficaram à frente de toda pesquisa, desenvolvimento e finalização da diretriz estética para elaboração de novos materiais gráficos, como manual de marca e o próprio logotipo, além dos ícones, padronização de conteúdos, sinalizações e produtos do Museu do Café.
O projeto foi coordenado por docentes do ISIA Roma Design.
Confira o filme do lançamento da nova identidade visual do Museu do Café:
Compartilhe
Veja também
Casa Zero: Unilever cria evento e ação para combater desperdício de alimentos
Inicativa acontece em São Paulo, nos dias 2 e 3 de dezembro e reforça o compromisso da marca em reforçar a conscientização sobre consumo alimentar
Lu do Magalu e fan fest: os planos da Amstel para final da Libertadores
Parceira da Conmebol desde 2017, cerveja promove ações para os torcedores de Atlético Mineiro e Botafogo, e leva personagem da varejista para o jogo