Natura investe no Complexo do Alemão
Entre as iniciativas, está o lançamento no sábado 14 de um espaço de vivência da marca, localizado em uma das estações do teleférico local
Entre as iniciativas, está o lançamento no sábado 14 de um espaço de vivência da marca, localizado em uma das estações do teleférico local
Teresa Levin
13 de abril de 2012 - 5h21
Visando ampliar a sua relação com as comunidades cariocas, a Natura inaugura neste sábado, 14, um espaço de vivência da marca na Estação Itararé/Natura, no teleférico do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. O local foi concebido como uma praça, com o intuito de ser um ponto de aproximação e conexão com a comunidade. A ideia é que ele sirva ainda como um espaço para a experimentação de produtos da marca, estimulando o relacionamento entre moradores, consumidores e consultoras da Natura.
A Natura tem ações no Complexo do Alemão há seis anos. “Desde o início do Projeto Comunidades, em 2007, procuramos entender a comunidade para, a partir das necessidades locais, construirmos nossa aproximação. É o que chamamos de uma estratégia de construção ‘de dentro para dentro’”, explica Jorge Rosolino, diretor regional da Natura. “Ao longo desses anos, realizamos visitas às comunidades, workshops, pesquisas em profundidade e etnográficas, além de entrevistas. Nós fornecemos câmeras aos moradores e visitamos residências para mapeamento de símbolos e significados locais. Essas ações sempre tiveram o objetivo de privilegiar a proximidade com os moradores e, a partir disso, construirmos, juntos, formas para cada um se desenvolver, a comunidade como um todo e a própria Natura”.
Seguindo este raciocínio, o espaço da Natura no Complexo do Alemão servirá também como área de convivência para que as consultoras locais da marca recebam seus clientes e apresentem novidades. Também serão promovidas oficinas de maquiagem e treinamentos, como de orientação financeira. A Estação Itararé/ Natura contará ainda com uma Consultora Natura Orientadora, que prestará auxilio a quem quiser se tornar consultora da marca.
Quem assina esta iniciativa é a Epigram, agência que também está a frente dos painéis criados com base em histórias de moradores que serão instalados nas outras estações do Alemão. Segundo Marcelo M. Bicudo, sócio e diretor de criação da agência, este espaço foi concebido para ser um local convidativo, que permitisse a convivência dos moradores locais. “Ele possui uma grande árvore, em forma de escultura, que acolhe o ambiente. Todos os materiais ali presentes foram escolhidos visando à redução do impacto ambiental. Além disso, o projeto possui diversos materiais reaproveitados que representam a simplicidade, a arte e o poder de transformação”, explica.
A ideia é que a Estação Itareré/ Natura funcione como um epicentro que reverbere todas as atividades do projeto Natura na Comunidade, que é parte do modelo de negócio da empresa no Rio de Janeiro. Ele já está sendo expandido para 50 comunidades locais, atingindo 500 mil pessoas. “Nosso objetivo é evoluir nosso modelo de negócio, contemplando, dentro do próprio modelo, ganhos para a comunidade, para o desenvolvimento individual e oportunidades para a própria Natura. Além de dar mais oportunidades de trabalho autônomo via venda direta, também queremos contribuir para o desenvolvimento humano e implementar um processo de reinvestimento social feito e voltado para a própria Comunidade”, esclarece o diretor regional da Natura.
Compartilhe
Veja também
Granado compra a marca Care Natural Beauty
Compra da marca de cosméticos sustentáveis simboliza mais um passo na ampliação da atuação da Granado no segmento
Em clima de nostalgia, O Boticário relança mini batons da década de 1990
Marca aposta na memória afetiva do público e conta com a atriz Claudia Ohana para apresentar o produto ao público