Natura: maior varejista da América Latina
Pesquisa da Interbrand aponta que a marca da empresa vale US$ 3,15 bilhões
Pesquisa da Interbrand aponta que a marca da empresa vale US$ 3,15 bilhões
Meio & Mensagem
8 de abril de 2014 - 11h53
Em estudo divulgado nesta terça-feira, 8, pela Interbrand, chamado Best Retail Brands, foram relacionadas as maiores marcas de varejo do mundo, divididas entre América Latina, América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico. Dentre as 20 empresas latinas selecionadas, dez são brasileiras. E a Natura é a marca mais valiosa da região, com US$ 3,15 bilhões. A companhia é seguida pelas mexicanas Oxxo e Bodega Aurrera, cujas marcas valem US$ 2,61 bilhões e US$ 1 bilhão, respectivamente.
Além da Natura, as outras marcas originárias do Brasil que aparecem no ranking são Casas Bahia (US$ 420 milhões), Renner (US$ 357 milhões), Lojas Americanas (US$ 320 milhões), Extra (US$ 263 milhões), Hering (US$ 261 milhões), Havaianas (US$ 159 milhões), Pão de Açúcar (US$ 147 milhões), Ponto Frio (US$ 147 milhões) e Arezzo (US$ 124 milhões).
Segundo o levantamento, a norte-americana Walmart é a mais valiosa não só na sua região, como no mundo. A marca vale US$ 131 bilhões. Na Europa, a sueca H&M é a mais valiosa, com US$ 18,1 bilhões. Já na Ásia-Pacífico, avaliada em US$ 4,9 bilhões, a rede de supermercados Woolworths sai na frente.
O ranking da Interbrand, que analisa apenas as empresas de bens de consumo que divulgam balanços contábeis, leva em conta as marcas que têm mais de 50% de receita proveniente de lojas ou comércio eletrônico. A Natura, por exemplo, entra na listagem, pois suas revendedoras são interpretadas como lojas, de acordo com Daniella Bianchi, diretora-executiva da consultoria. A Natura ainda oferece duas formas de compra online: a loja virtual e a encomenda de produtos a uma consultora.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros