Natura oferece €1 bilhão pela The Body Shop
Companhia brasileira oficializou oferta à L’Oréal pela aquisição da rede de origem inglesa
Companhia brasileira oficializou oferta à L’Oréal pela aquisição da rede de origem inglesa
Roseani Rocha
9 de junho de 2017 - 11h33
Em Fato Relevante divulgado ao mercado nesta sexta-feira, 9, a Natura afirma que ela e a L’Oréal iniciaram negociação exclusiva relativa à aquisição da rede varejista de cosméticos The Body Shop, fundada pela inglesa Anita Roddick.
A oferta vinculante para aquisição de 100% das ações de emissão da The Body Shop e subsidiárias é de €1 bilhão. O comunicado afirma, ainda, que tendo em vista essa proposta vinculante as empresas firmaram em Paris o contrato de exclusividade para que, após consulta ao conselho de empregados da L’Oréal e em cumprimento da lei francesa, ambas possam efetivamente firmar um contrato de compra e venda de ações tendo por objeto a aquisição.
O documento ressalta também que a conclusão da operação de aquisição está condicionada a aprovações regulatórias tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos e que a Natura “já tem aprovado o financiamento dos recursos em montante suficiente para o pagamento da totalidade do preço de aquisição à Vendedora no fechamento da operação”.
A The Body Shop foi fundada em 1976 e tem um perfil que tem muita aderência à identidade da própria Natura: tem foco em produtos inovadores e com base em elementos naturais, além de estabelecer compromissos éticos e de sustentabilidade, com consumidores e sua cadeia de fornecedores (essa postura teria sido, inclusive, uma das dificuldades da marca em permanecer no portfolio da L’Oréal).
A rede por enquanto ainda operada pela L’Oréal tem 3.000 lojas distribuídas em 60 países (133 delas no Brasil, até dezembro de 2016) e gerou receita líquida de € 921 milhões ano passado. Com essa aquisição, a Natura, cuja operação é centrada na venda direta e somente há pouco tempo iniciou um processo de abertura de lojas físicas ganha corpo no varejo físico, inclusive fazendo frente ao concorrente Grupo Boticário, que possui mais de 3.000 lojas, em sua maioria localizadas no mercado brasileiro.
Com a integração da The Body Shop, a Natura passaria a um faturamento consolidado de R$ 11,5 bilhões, 17 mil colaboradores, 3,2 mil lojas e um portfólio de mais de 2 mil produtos, além de uma força de vendas de 1,8 milhão de consultoras independentes.
Esta não seria a primeira aquisição de uma rede internacional feita pela Natura; em 2013, a multinacional brasileira adquiriu 65% da Emeis Holdings, até então detentora da australiana Aesop – marca premium de cosméticos, também feitos com bases naturais – e concluiu ano passado a aquisição de 100% da empresa.
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