Nestlé Brasil compra Kopenhagen e Brasil Cacau
Gestão do Grupo CRM, dono das duas marcas de chocolates, seguirá sob a responsabilidade da atual CEO, Renata Vichi
Nestlé Brasil compra Kopenhagen e Brasil Cacau
BuscarNestlé Brasil compra Kopenhagen e Brasil Cacau
BuscarGestão do Grupo CRM, dono das duas marcas de chocolates, seguirá sob a responsabilidade da atual CEO, Renata Vichi
Meio & Mensagem
8 de setembro de 2023 - 6h30
A Nestlé Brasil anunciou, no início dessa quinta-feira, 7, a aquisição do Grupo CRM, proprietário das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau. Os valores da compra não foram revelados.
A notícia da negociação havia sido antecipada pelo site Brazil Journal ainda na quarta-feira, 6. As empresas, contudo, informam que só assinaram o acordo no dia seguinte.
Pela negociação, a Nestlé passa a deter a totalidade da participação do FIP Dutch, cujos quotistas são os fundos da Advent International no Grupo CRM.
Essa negociação ainda está sujeita à aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a expectativa é de que o fechamento da transação acontece em 2024.
De acordo com o comunicado, a operação do Grupo CRM seguirá sob o comando de Renata Moraes Vichi, executiva que está na companhia há 25 anos.
Segundo a Nestlé, o controle acionário lhe permitirá “participar de um segmento diferenciado, agregando à sua estrutura um novo modelo de negócio com a rede de lojas que oferece uma experiência exclusiva aos consumidores aliando chocolates finos ao café.”
Marcelo Melchior, CEO da Nestlé no Brasil, declarou, no comunicado, que a companhia tem uma grande oportunidade de acelerar segmentos de maior valor agregado, fortalecendo ainda mais a categoria Chocolates no Brasil.
“Consideramos essencial para o sucesso da transação a permanência da Renata na gestão por seu profundo conhecimento do negócio, resultados e pela paixão com a qual vem conduzindo a empresa nos últimos 25 anos, culminando em uma trajetória consistente de desenvolvimento”, declarou Melchior.
A marca de chocolates brasileira Kopenhagen iniciou sua história em 1928 e conta com mais de 600 lojas em diferentes locais do País.
Entre os produtos mais conhecidos da marca estão os chocolates Língua de Gato, Nhá Benta, Lajotinha e Chumbinho.
Em 2009, o grupo entrou na categoria mais democrática de chocolates finos ao criar a marca Brasil Cacau.
Atualmente, a segunda marca do grupo conta com mais de 400 unidades distribuídas em todo o Brasil.
Antes dessa aquisição por parte da Nestlé, o controle acionário do Grupo CRM pertencia aos fundos geridos pela Advent, que investiram na companhia em 2020.
No mesmo comunicado, Renata Vichi relata que o Grupo CRM partiu de uma empresa familiar, que sempre teve uma governança robusta, com uma cultura forte e propulsora, onde a preservação dos territórios de cada marca sempre foi prioridade.
“Ao lado da Advent, fizemos em 3 anos o resultado que era esperado para 5, e hoje firmamos essa parceria com a Nestlé certos de que ainda temos um longo caminho a percorrer até o nosso sonho grande. Estou segura de que hoje demos um passo gigante rumo a esse futuro que, como grupo, construímos todos os dias”, declarou a CEO.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros