O poder do brinde junto ao consumidor

Buscar
Publicidade

Marketing

O poder do brinde junto ao consumidor

Pesquisa da Agência 96 aponta que 76% das pessoas que ganham um brinde relevante e têm boa experiência com o produto projetam uma nova compra da marca


21 de novembro de 2014 - 11h54

Um estudo realizado pela Agência 96 revelou as preferências e os reflexos da distribuição de brindes na relação entre consumidores e marcas. A pesquisa constatou que 88% das pessoas se lembram da marca ao ver os brindes por perto. Um brinde bem planejado pode gerar frequência, preferência e lembrança de marca. Para 76% da base, por exemplo, receber um brinde relevante e ter uma boa experiência com o produto aumenta bastante para uma nova compra.

De acordo com a pesquisa, realizada entre 3 e 7 de outubro, 45% das pessoas se tornam fieis a marcas que oferecem brindes relevantes regularmente. Na hora da compra, 57% dos entrevistados trocariam sua marca preferida pelo concorrente só por causa de um presente atrativo. Pegar fila para receber um brinde é problema para 20% dos pesquisados. Já nas compras online, a maioria dispensa um presente para ganhar frete grátis (42%).

Entre as marcas mais citadas como as que oferecerem melhores brindes, estão Coca-Cola (57%), P&G (40%) e Unilever (29%). Outras empresas como Sadia, Casas Bahia e Nestlé também foram lembradas, mas por apenas 4% dos entrevistados. Apesar de valorizar a prática de oferecer mimos, 60% dos consumidores acreditam que o valor do brinde está embutido no valor do produto comprado.

Os tipos de brindes mais desejados dividem o público. As mulheres (34%) preferem acessórios de beleza; já 50% dos homens gostariam de ganhar produtos de tecnologia. Os itens de cozinha estão entre os que menos interessam o público (8%), talvez por serem os mais oferecidos.

No universo de brindes licenciados, 70% deles utilizam personagens infantis. O mais requisitado atualmente é a Peppa Pig, além da Galinha Pintadinha e clássicos como Barbie, Disney, Hot Wheels e Turma da Mônica.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Haribo ancora planos de crescimento em pesquisas de mercado

    Haribo ancora planos de crescimento em pesquisas de mercado

    Estudo sobre sabores preferidos dos brasileiros ajudam a fabricante de balas traçar estratégias de lançamentos para ampliar público consumidor

  • Rebeca Andrade vira Barbie em homenagem promovida pela Mattel

    Rebeca Andrade vira Barbie em homenagem promovida pela Mattel

    Além da ginasta brasileira, marca homenageia atletas que são inspiração para as meninas de todo o mundo