Passagem livre para as locadoras de automóveis
Empresas que alugam carros tornam-se o novo foco de crescimento de Sem Parar e ConectCar
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Roseani Rocha
24 de maio de 2019 - 17h39
Recentemente, as duas maiores empresas de tecnologia de pagamento contactless em pedágios e estacionamentos em atuação no Brasil anunciaram parcerias com locadoras de automóveis. O Sem Parar (comprado pelo grupo americano Fleetcor em 2016) passou a oferecer seus serviços nos carros da Movida e a ConectCar (do Itaú Unibanco e rede de postos Ipiranga) selou parceria com a Localiza Hertz.
“Esta era uma demanda do nosso consumidor que sempre estivemos atentos. Quando surgiu a oportunidade junto à Movida nos abraçamos à ideia e investimos para trazer essa tecnologia”, explica Fernando Yunes, CEO do Sem Parar.
Já Felix Cardamone, CEO da ConectCar, dá um contexto detalhado. Ele conta que desde 2016, quando houve uma troca de comando da empresa, o atual time fez uma avaliação profunda do mercado, colocando o cliente no centro da estratégia. Isso resultou em um plano de transformação digital com várias etapas – definição de prioridades estratégicas, reposicionamento da marca e redesenho da plataforma tecnológica para alcançar estabilidade, escalabilidade e flexibilidade sistêmica (como resultado, neste último tópico foi feita migração para a nuvem, nova arquitetura do sistema e exposição de todos os processos de negócio em APIs)
Com tudo isso, foram mapeadas todas as oportunidades de tangibilizar suas soluções de pagamento, inclusive indo além das cancelas de pedágio e estacionamentos. Foi então que se percebeu o mercado de locadoras no Brasil como um dos segmentos desatendidos. Ele comenta o Localiza Pass by ConectCar: “É uma solução concreta onde conseguimos entregar para os consumidores uma experiência fluida, digital e transparente, além de sanar o gap de experiência de viajantes que costumam alugar veículos no exterior, onde já existe soluções de pagamento automático de pedágios”.
A Sem Parar espera que a parceria com a Movida gere em média R$ 40 milhões em receita para as duas empresas. Segundo Yunes, além de o serviço poder ser usado em pedágios, estacionamentos com ou sem cancelas, postos de combustíveis, drive-thrus e locadoras de veículos, a empresa já está atuando com lava-rápidos e restaurantes, além de analisar outras inovações que permitam a identificação e pagamento em deslocamento, permitindo às pessoas curtir o caminho e/ou aproveitar melhor o seu tempo.
A concorrente ConectCar tem se aproximado de startups e agentes do ecossistema que desenvolvem soluções de mobilidade, o que deve trazer novas parcerias. Felix Cardamone afirma que a plataforma tecnológica permite conexão com qualquer solução ou parceiro, sendo potenciais oportunidades as montadoras de veículos, empresas com soluções de mobilidade urbana como car sharing, táxis, e demais modais de circulação entre cidades, parcerias B2B no sentido de facilitar a gestão das frotas, transportadores e embarcadores, além de qualquer pagamento durante a jornada do consumidor com seu veículo.
No momento, além de benefícios, como 5% de desconto no abastecimento de combustível, a empresa tem criado planos para diferentes perfis de clientes. Depois do Plano Completo, para quem usa com frequência na cidade e na estrada, foi lançado, no início deste ano, o Plano Urbano, para quem quer usar à vontade em estacionamentos, shoppings e aeroportos, e em pedágios só quando precisar. Até o fim de maio, a empresa relançará o Plano Básico, definido pela empresa como único plano pré-pago, com cobertura nacional e que marcou o início da ConectCar no mercado. Essa opção voltará remodelada e com facilidades, como a recarga pelo app. Já no segundo semestre, até outubro, a empresa deve lançar outras novidades, citando como exemplo o Vale-Pedágio ConectCar, para o público B2B.
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