Curadores Digitais: Isto é novidade?

Buscar
Publicidade

Ponto de vista

Curadores Digitais: Isto é novidade?


15 de abril de 2011 - 12h00

A primeira vez que encontrei este termo aplicado ao mundo digital foi num artigo do Bob Garfield no ano passado. Não sei se foi ele que criou, mas uma pesquisa no Wikipedia ou em buscadores pode revelar as origens e outras informações.

Indo direto ao ponto: sim, isso é novidade. No mundo digital de hoje, todo mundo pode “twittar”, “blogar” e “facebookar”. Contudo, esse excesso de informação e opiniões diferentes, falsas e verdadeiras, pode nos deixar mais perdidos e mal informados do que antes. O curador seleciona e recomenda fontes e especialistas em quem devemos prestar atenção.

Pelo jeito como caminham as coisas, logo também teremos curadores de curadores?!?! Pensando bem, será que o curador não seria uma evolução dos editores de jornal, profissão criada no século retrasado? Aquela pessoa que seleciona fatos por ele julgados relevantes e que delega ao repórter a apuração e produção da versão destes fatos? Ou seja, é um curador também?

A ironia desta situação é que anunciaram, há alguns anos, o fim dos veículos de comunicação, já que qualquer um poderia produzir um blog, vídeo, site ou newsletter. Atualmente, observamos a redução do número e da audiência de blogs em geral. Os bons são incorporados aos veículos de comunicação.

A realidade perceptível hoje é que, com o aumento de informações disponíveis, aumenta a importância e a necessidade de editores nos veículos de comunicação profissionais, bem como dos curadores em geral. Chamem como quiserem.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Pixbet e Flamengo ampliam contrato com valor recorde

    Pixbet e Flamengo ampliam contrato com valor recorde

    Novo contrato poderá render R$ 470 milhões até o final de 2027, o que representa o maior contrato de patrocínio da história do time

  • L’Oréal Paris leva pautas sobre equidade para Cannes

    L’Oréal Paris leva pautas sobre equidade para Cannes

    Como esforço de marketing para construção de marca, o grupo L'Oréal tem reforçado seu interesse em pautas sobre diversidade, feminismo e gênero