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Marketing

Geração Z ou baby boomers: que grupo é mais influenciado por publicidade?

Pesquisa da Mosaico aponta que, apesar dos diferentes hábitos de consumo, impacto gerado por ações comerciais são semelhantes entre o público de diferentes idades


15 de julho de 2024 - 14h45

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(Crédito: Shutterstock)

As diferenças tecnológicas e acesso a plataformas e opções de pagamentos fazem com que as preferências de grupos geracionais distintos não seja, as mesmas. No entanto, quando se considera o impacto que uma campanha ou ação publicitária podem ter para a decisão de uma compra, baby boomers e membros da geração Z podem estar mais próximos do que as pessoas imaginam.

Isso é o que mostra uma pesquisa encomendada pela Mosaico, empresa do Banco Pan e proprietária de plataformas como Buscapé e Zoom. Para entender quais comportamentos são mais característicos de consumidores de diferentes gerações, a empresa entrevistou 1.494 pessoas nos dias 25 e 26 de março. A pesquisa foi realizada por meio da plataforma QuestionPro.

O questionamento perguntou se as campanhas publicitárias ou ações com influenciadores impactam na decisão de compra. Entre os membros da geração Z (nascidos de 1997 a 2010), 93% responderam que sim e, entre os baby boomers (nascidos de 1946 a 1964), as respostas positivas vieram de 84%.

Lojas físicas ou compras online: a diferença entre as gerações

Apesar de terem opinião parecida em relação ao impacto de publicidade e ações com influenciadores, os membros das duas gerações têm visões bem diferentes a respeito da jornada de compra.

Entre a geração Z, por exemplo, as compras online são preferidas em 46% das vezes. Os mais jovens também, em sua maioria (51%) preferem transações digitais.

Já os baby boomers predominantemente são adeptos de compras presenciais (74% deles preferem comprar em lojas físicas) mas também gostam dos pagamentos feitos por meio digitais (53% citam esse modelo como seu preferido).

O cashback também é algo visto como atrativo para os membros da geração Z, enquanto, entre os baby boomers, apenas 21% são interessados no benefício.

Outro ponto mapeado pela pesquisa foi a fidelização em relação às marcas. Nesse aspectos, os jovens da geração Z mostraram-se mais fiéis: 17% preferem consumir produtos das mesmas marcas.

Já entre os baby boomers, apenas 11% declarou que preferem manter-se fiel à uma marca.

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