Mais métricas

Buscar
Publicidade

Ponto de vista

Mais métricas


17 de maio de 2011 - 11h35

Hoje, o IVC audita a métrica de circulação em veículos impressos. Nos websites, o Instituto audita unique browsers, page impressions e visits. Estas definições foram estabelecidas pelo mercado publicitário, já que temos representantes de agências, anunciantes e mídia atuando nos comitês da entidade.

Não são medidas perfeitas, pois possuem vantagens e desvantagens, como tudo na vida. Discutir estas características ajuda a esclarecer o mercado e prometo que falarei disso numa próxima oportunidade.

O que eu gostaria de comentar hoje são as discussões sobre métricas que ocorreram na semana passada na reunião da International Federation of Audit Bureaux of Circulations (IFABC), órgão que reúne os IVCs do mundo todo. O assunto era métricas para áudio e vídeo na internet. A "convergência" já e uma realidade e precisamos estar preparados. Estas discussões estão ocorrendo no mundo todo e também aqui no Brasil, dentro dos comitês do IVC.

O áudio e o vídeo são acessados na internet de diversas maneiras. A mais simples é o download e essa não é uma métrica complicada: “número de downloads”. No entanto, na verdade o que importa é se o conteúdo foi exibido/tocado ou não e quantas vezes isso ocorreu. Para que isso possa ser medido, é preciso um "player" que registre os eventos e depois "reporte" estes dados para controle.

Outra maneira é que o download e a execução ocorram simultaneamente. Na verdade, esta é uma simplificação do download para execução posterior. Da mesma maneira, é preciso mensurar a exibição do conteúdo por meio de um "player" "registrador" e "reportador".

Uma terceira forma é o “ao vivo”, considerando ocasiões similares a quando sintonizamos nossa TV ou rádio normais. Você toca o que esta “no ar". O "ao vivo" não quer dizer que o que está sendo tocado é uma transmissão de um evento real que esta acontecendo naquele momento, mas significa que se eu não estiver "sintonizado" agora não poderei ver mais tarde, sintonizando aquele canal e escolhendo o momento para tocar. Até posso "executar" aquele conteúdo depois, mas aí será "on demand".

As duas primeiras categorias são chamadas de "A/V on demand" (áudio/vídeo quando quiser) e a terceira "A/V live stream".

No próximo post falarei das métricas.

*Pedro Silva é presidente executivo do Instituto Verificador de Circulação (IVC)

Publicidade

Compartilhe

Veja também