Redes sociais: do anonimato à fama nacional

Buscar

Redes sociais: do anonimato à fama nacional

Buscar
Publicidade

Ponto de vista

Redes sociais: do anonimato à fama nacional


14 de junho de 2011 - 7h00

Todo o país certamente já ouviu algo sobre a música “Oração”, da Banda Mais Bonita da Cidade. Esse videoclipe é o novo fenômeno na internet, com mais de 3 milhões de acessos em apenas dez dias.
Atualmente, quase 5 milhões de pessoas viram o clip da canção Alto Astral da banda que nasceu em Curitiba e desde 2009 só havia feito cinco shows na capital paranaense, antes de estourar nacionalmente na web.

Após se lançar oficialmente na internet, a banda alcançou uma popularidade rápida e surpreendente, e sua agenda de shows vai muito além de Curitiba. A banda que se apresentou com casa lotada em São Paulo, passará ainda pelo Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

O ponto a ser abordado aqui é o papel e a força da mídia social, que pode trazer sucesso instantâneo, como é o caso de nossos amigos paranaenses, e que, às vezes, pode lançar novidades que se mantém como trending topics algumas horas, mas não se sustentam.

Portanto, acredito que o principal problema de um fenômeno como esse é se manter. A manutenção do sucesso, normalmente depende de outras estratégias, como qualidade de conteúdo e investimentos. A transparência e a velocidade de conexão da internet podem ser muito positivas desde que sejam usadas dentro de uma estratégia de comunicação.

O YouTube, por exemplo, além de ser a sensação do momento por seus vídeos engraçados e muitas vezes caseiros, é também um excelente canal para divulgação de músicas e vídeos de artistas famosos e desconhecidos.

As redes sociais na internet congregam aproximadamente 29 milhões de brasileiros por mês, o que significa oito em cada dez pessoas conectadas e com o seu perfil estampado em algum site de relacionamento. Sua estrutura social é composta por pessoas e organizações conectadas por computadores através da web, formando laços e conexões com o objetivo de compartilhar informações e valores que possibilitem um relacionamento.

Essa ferramenta trouxe uma nova realidade para as bandas e produtores de conteúdo em geral, que ainda podem contar com a capacidade de recriação do público.

Fenômenos como o da “Banda mais Bonita da Cidade” nos mostram que o potencial desta ferramenta dificilmente será esgotado, pois a maleabilidade, e a eterna possibilidade de transformação é uma das principais características das redes sociais.

No caso citado acima podemos ver várias versões publicadas no You Tube, o que pode trazer um ótimo efeito para a banda. Por exemplo, o humorista Rafinha Bastos fez uma versão do videoclipe que já foi visualizado por mais de 1 milhão e 200 mil pessoas.

Essa é a verdadeira magia da internet, a possibilidade de conectar pessoas, a liberdade de criar e compartilhar idéias e conteúdos e a velocidade de ir além com apenas um clique.

* Milena Seabra é diretora de marketing do GRPCom

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Dove ingressa na categoria de skin care corporal no Brasil

    Dove ingressa na categoria de skin care corporal no Brasil

    Marca coloca no mercado primeira linha de séruns com a proposta de oferecer benefícios que vão além da hidratação

  • Vivo reforça compromisso e antecipa metas de ESG

    Vivo reforça compromisso e antecipa metas de ESG

    Empresa adiantou compromissos climáticos e diversidade em cinco anos, até 2035; companhia foi considerada a mais sustentável do Brasil pela B3