Andrea Dietrich
22 de junho de 2011 - 5h03
Costumamos pensar bastante na tecnologia para trazer inovação, modernidade e conveniência para nossos consumidores, mas existe um outra aspecto que tem sido explorado cada vez mais pelas marcas e profissionais de comunicação. Com o crescimento do acesso a internet, via web e mobile, estamos conseguindo contar uma história por trás das campanhas e dos produtos agregando mais valor aos mesmos. Aquilo que não conseguia ser passado num comercial de 30 segundos ganha espaço nos canais digitais, complementando as campanhas nos canais tradicionais.
O digital vem para criar uma relação mais duradoura e com muito mais conteúdo construindo um vinculo maior entre marcas e consumidores. Selecionei alguns exemplos de como isso pode ser explorado de diversos aspectos:
– Qualidade desde a Origem (www.qualidadedesdeaorigem.com.br): trata-se de um programa exclusivo do Grupo Pão de Açúcar desenvolvido para garantir um alto padrão de qualidade aos produtos que oferecem aos clientes, com respeito às normas trabalhistas e implementação de boas práticas agrícolas desde a origem até o destino final. Nas embalagens dos produtos o cliente encontra um QR Code (pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_QR) , que pode ser lido pela câmera de um smartphone, dando acesso rápido a informações do item pela internet, deixando o consumidor informado da procedência do produto que está comprando.
– N-spired Story (www.nspiredstory.com/en/) : essa empresa espanhola de roupas convida os internautas a enviarem fotos, vídeos, noticias contando uma história. Cada mês um das histórias é selecionada para virar estampa de uma camiseta que é vendida numa edição limitada, exclusiva. Através de um aplicativo mobile e a tecnologia de Realidade Aumentada as estampas podem ser “lidas” e linkadas a história que serviu de inspiração: vimeo.com/23018520
– RememberMe (2010.futureeverything.org/festival2010/rememberme) : é um projeto colaborativo que inclui historias pessoais em itens doados. Através de uma etiqueta com RFID (pt.wikipedia.org/wiki/RFID) as pessoas podem incluir suas historias nas peças.
– Ford Connect (www.youtube.com/watch) : a Ford lançou uma campanha inovadora no mês passado com a seguinte assinatura: "Ford Connect, a história da Ford contada por pessoas como você", convidando 4 consumidores, selecionados pelas redes sociais, para contar a sua história com os produtos da marca em filmes feitos exclusivamente para internet.
E não para por ai, cada vez mas sites e aplicativos estão sendo desenvolvidos com essa finalidade, visando conquistar um espaço maior na mente, e no coração do consumidor. Uma simples maçã pode ser uma maravilhosa torta de maçã, uma embalagem pode ser a ultima etapa de um processo de reciclagem de lixo e um a fralda pode ser traduzida numa bela historia de vida.
Que história você tem para contar?
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