As peculiaridades dos brasileiros nas Redes Sociais
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Andre Dias
5 de maio de 2011 - 3h41
Somos mais de 80 milhões de pessoas navegando diariamente na rede mundial de computadores. E quando o assunto são as Redes Sociais novamente chamamos a atenção.
Somos mais de 40 milhões de usuários. Sim, meus caros, os brasileiros têm sido um dos grandes destaques no uso do Facebook, Twitter, FourSquare, Orkut, entre outros tantos.
O perfil de participação é bastante variado, indo da busca por emprego, compartilhamento de fotos até o relacionamento com marcas e empresas.
E é justamente esse ponto que vou explorar no post dessa semana.
Embora ainda não exista um histórico complexo de cases de campanhas e relacionamento de empresas por meio das Redes Sociais, em virtude desse tipo de ação ser extremamente recente, algumas considerações já podem e devem ser feitas, até porque seu feedback tem sido bastante rápido – e, às vezes, até duvidoso.
Para realizar uma ação eficiente e eficaz não basta ter uma ideia, mostrá-la ao consumidor e esperar que ele consuma.
É preciso interação. Isso porque as Redes Sociais têm se mostrado como forte meio para que consumidores satisfeitos – ou insatisfeitos – façam suas queixas e elogios acerca de marcas, empresas e serviços, dando à Internet forte representação em sua defesa.
E o que se tem visto muito são réplicas de campanhas de outros meios nas Redes Sociais, o que não cria identidade, nem interação com o internauta.
É preciso um trabalho focado, dentro de um projeto maior de comunicação e marketing, com equipes dedicadas para estabelecer prontamente esse relacionamento com a rapidez e a dinâmica que a Internet exige.
É preciso lembrar ainda que no Brasil e em outros países da América Latina a Internet não é apenas uma ferramenta de trabalho, mas também fonte de lazer, pela qual o apelo emotivo deve ser sempre considerado e em qualquer ação online. Fica a dica!
Abraços e boa semana a todos!
*André Dias é diretor de Marketing da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil
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