Assinar

As peculiaridades dos brasileiros nas Redes Sociais

Buscar

As peculiaridades dos brasileiros nas Redes Sociais

Buscar
Publicidade
Ponto de vista

As peculiaridades dos brasileiros nas Redes Sociais


5 de maio de 2011 - 3h41

Somos mais de 80 milhões de pessoas navegando diariamente na rede mundial de computadores. E quando o assunto são as Redes Sociais novamente chamamos a atenção.

Somos mais de 40 milhões de usuários. Sim, meus caros, os brasileiros têm sido um dos grandes destaques no uso do Facebook, Twitter, FourSquare, Orkut, entre outros tantos.

O perfil de participação é bastante variado, indo da busca por emprego, compartilhamento de fotos até o relacionamento com marcas e empresas.
E é justamente esse ponto que vou explorar no post dessa semana.

Embora ainda não exista um histórico complexo de cases de campanhas e relacionamento de empresas por meio das Redes Sociais, em virtude desse tipo de ação ser extremamente recente, algumas considerações já podem e devem ser feitas, até porque seu feedback tem sido bastante rápido – e, às vezes, até duvidoso.

Para realizar uma ação eficiente e eficaz não basta ter uma ideia, mostrá-la ao consumidor e esperar que ele consuma.

É preciso interação. Isso porque as Redes Sociais têm se mostrado como forte meio para que consumidores satisfeitos – ou insatisfeitos – façam suas queixas e elogios acerca de marcas, empresas e serviços, dando à Internet forte representação em sua defesa.

E o que se tem visto muito são réplicas de campanhas de outros meios nas Redes Sociais, o que não cria identidade, nem interação com o internauta.

É preciso um trabalho focado, dentro de um projeto maior de comunicação e marketing, com equipes dedicadas para estabelecer prontamente esse relacionamento com a rapidez e a dinâmica que a Internet exige.

É preciso lembrar ainda que no Brasil e em outros países da América Latina a Internet não é apenas uma ferramenta de trabalho, mas também fonte de lazer, pela qual o apelo emotivo deve ser sempre considerado e em qualquer ação online. Fica a dica!

Abraços e boa semana a todos!

*André Dias é diretor de Marketing da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Proximidade e regionalização: os planos de marketing da Vibra

    Proximidade e regionalização: os planos de marketing da Vibra

    Dona dos Postos Petrobras realizou investimento de RS$ 7 bilhões na compra da Comerc e quer se apresentar como uma plataforma brasileira multienergia

  • Por que a Riot Games transformou o CBLOL no LTA Sul?

    Por que a Riot Games transformou o CBLOL no LTA Sul?

    Unificação das ligas de League of Legends visa estabelecer um novo modelo de negócio que prioriza a sustentabilidade de longo prazo