Meio & Mensagem
15 de abril de 2011 - 12h00
Num momento em que a propaganda tradicional vive situação de comprovação de resultados como nunca houve no mercado, clientes e agencias de publicidade e propaganda travam verdadeiras batalhas para diminuição de custos e comprovação de resultados reais de campanhas, levando em consideração o objetivo proposto pelo cliente, o que se supõe ser o motivo de toda esta composição comercial e não aquilo que a agência dita como sendo o ideal para a busca daquele objetivo.
Longe se vão os tempos em que o cliente confiava piamente na agência, hoje o negócio é confiar desconfiando, e não por incapacidade ou negligência da mesma, absolutamente. É que o departamento de marketing (aquele que aprova e justifica, para diretoria da empresa, os custos pagos pela campanha) passou a ser cobrado pelos resultados mais palpáveis, principalmente pelo aumento de market-share após o lançamento da campanha. O departamento de marketing não mais se contenta com o prêmio recebido, pela agência, por ter feito uma campanha publicitária que encheu os olhos dos jurados de Cannes, se ela (a campanha) não der resultados efetivos de fixação de marca ou de venda de produto.
E o consumidor final? Onde entra nisso tudo? O consumidor final está cada vez mais “camaleão” sempre mudando…e com maior rapidez, mas não de cor, mudando de canal, mudando de lugar, enfim está cada vez mais dinâmico e por isto mais difícil de ser segmentado. Ah! E para piorar, o novo consumidor não está nem um pouco afim de ouvir empresas e ou produtos/serviços falarem bem de si mesmos no intervalo do seu programa preferido (isto te lembra alguma coisa?)
E então, estamos em um beco sem saída? Não. A saída do beco responde pelo nome de convergência das mídias. As agências de publicidade precisam se adaptar melhor a esta nova realidade, a este novo consumidor. Precisam entender que o tradicional não é mais suficiente para obter resultados plausíveis às necessidades de mercado, do ramo de atividade, em que elas (agências de publicidade) estão inseridas.
Compartilhe
Veja também
-
Para destacar a Amazônia, Natura nomeia Isabelle Nogueira como embaixadora
Neste ano, a marca de beleza estreia como patrocinadora principal do Festival de Parintins, reforçando sua atuação junto às comunidades da região
-
Visa cresce em serviços de marketing no Brasil
Número de projetos cresceu 45% e a base de clientes em 30%; serviço é parte da área de Value Added Services, que já representa 24% da receita líquida global da empresa e cresce a uma média de 20% ao ano
-
-
-