Andrea Dietrich
18 de julho de 2012 - 9h52
Você acredita que suas conexões online contribuem para aumentar ou melhorar suas conexões offline?
Na verdade, sempre ouvimos o quanto estar conectado nos faz ser mais individualistas, isolados da realidade. Vários artigos e livros foram escritos sobre isso. Aliás, existe uma propaganda japonesa super emocional que eu gosto bastante e que fala muito bem sobre esse tema:
Mas, em contraponto a isso tudo, uma pesquisa feita em junho pela Women’s Marketing Inc. e SheSpeaks, com 15 mil mulheres, revelou que 30% delas acreditam que as relações online ampliaram sua vida social também offline. Quase dois terços delas (63%) julgou que nada mudou na sua vida social após o aparecimento das redes sociais.
Pensando bem, também concordo com esse estudo, pois usamos a rede social para nos conectar com mais pessoas, saindo do círculo somente dos amigos mais próximos, e através disso combinar almoços, jantares, happy hours, descobrir lugares em comum e se encontrar e etc.
Aconteceu comigo recentemente: encontrei no Facebook um grupo que não se falava há uns 10 anos. Quando finalmente encontramos todos (um foi "linkando" o outro, lembrando de um nome ou de outro) combinamos um grande encontro para matar a saudade. Isso não é bárbaro? Sem a rede social seria muito mais complicado isso acontecer. E, mais, rapidamente eu já sabia quem tinha tido filho, quem tinha casado, separado, quem tinha caído na farra no dia anterior. Ou seja, já tinha bastante pauta para o dia do encontro.
Obviamente que tudo na dose certa, pois há quem use a rede para não precisar sair de casa. Mas a pesquisa mostra que as mulheres estão conseguindo dosar bem essa conectividade excessiva que vivemos hoje em dia – e usufruindo os benefícios dela.
O estudo também revela que as mulheres julgam as redes sociais um caminho para tornar a vida mais fácil e otimizar o tempo ao máximo. Se conectar com os outros (amigos, família, marcas e etc) é o principal motivo para estarem em uma rede social. A razão menos importante seria ter que “se expressar”.
Sabendo usar bem, que mau tem?
Andréa Dietrich é gerente de marketing digital do Pão de Açúcar
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