Women to Watch

Documentário propõe reflexão sobre capitalismo consciente

Filme de Mara Mourão reúne lideranças globais para discutir novas economias, negócios de impacto e papel das empresas

i 25 de setembro de 2025 - 10h29

(Crédito: Divulgação)

Documentário Muito Além do Lucro, dirigido por Mara Mourão, traz reflexão sobre capitalismo regenerativo e papel das empresas na sociedade (Crédito: Divulgação)

O documentário Muito Além do Lucro, dirigido por Mara Mourão, estreia nos cinemas em 2 de outubro com a proposta de repensar o papel das empresas na sociedade e questionar um modelo econômico baseado exclusivamente no lucro. 

A produção reúne depoimentos de 29 especialistas e líderes globais, entre eles Raj Sisodia, cofundador do movimento Capitalismo Consciente; Denise Hills, conselheira em sustentabilidade; e Tshering Tobgay, primeiro-ministro do Butão.

O longa-metragem percorre temas como economia sustentável e regenerativa, investimento de impacto, cooperativismo, Sistema B e falhas do capitalismo tradicional, apontando caminhos para um sistema mais justo e regenerativo. A narrativa se ancora em experiências concretas de empreendedores sociais e pensadores que já implementam práticas transformadoras.

Dos comerciais ao cinema de impacto social

A cineasta Mara Mourão, diretora do filme, trabalhou em publicidade por 10 anos antes de se dedicar aos longas. Dirigiu mais de 200 comerciais de grandes marcas como Bis, Fiat, Bradesco e Brastemp. Segundo ela, a experiência lhe trouxe prêmios internacionais e rigor técnico, mas também a motivou a migrar para o cinema autoral. 

À frente da própria produtora, a Mamo Filmes, Mourão já dirigiu, roteirizou e produziu seis longas, cinco séries de TV e três telefilmes. Seus primeiros filmes foram as comédias Alô?! e Avassaladoras, mas ela diz que foi com o documentário Doutores da Alegria que percebeu o potencial do cinema como ferramenta de transformação social. 

Mara Mourão é diretora, roteirista e produtora (Crédito: Divulgação)

Mara Mourão é diretora, roteirista e produtora (Crédito: Divulgação)

A repercussão desse trabalho abriu caminho para Quem se Importa (2012), sobre empreendedores sociais ao redor do mundo, que inspirou movimentos de engajamento juvenil, como o Sementes da Transformação, e consolidou sua atuação como referência em cinema de impacto social.

Mais recentemente, em 2024, voltou à ficção ao dirigir a comédia romântica Avassaladoras 2.0, lançada pela Star+ (Disney).

Negócios de impacto

O lançamento de Muito Além do Lucro ocorre em um momento em que cresce a relevância dos negócios de impacto no mundo. De acordo com o relatório “The State of Social Enterprise 2024”, do Fórum Econômico Social, já existem cerca de 10 milhões de empreendimentos de impacto globalmente, movimentando US$ 2 trilhões por ano.

No Brasil, pouco mais de mil negócios atuam nesse campo, de acordo com o Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental de 2023, realizado pela Base de Impacto, que nasceu da união da Pipe Social e do Quintessa. O dado evidencia um grande potencial de expansão.

Com patrocínio de empresas como Ultragaz, Ipiranga, Coca-Cola e Toyota, e apoio da plataforma Benfeitoria, o filme terá pré-estreia em 25 de setembro no Cine Marquise, em São Paulo. 

Na ocasião, também será lançado o livro homônimo, escrito por James Marins, autor de A Era do Impacto e fundador do Instituto Legado, reunindo trechos inéditos dos depoimentos colhidos para o documentário.

Segundo Mara Mourão, a obra surgiu da urgência de propor novas perspectivas para a economia global. “O filme nasceu do desejo de mostrar que outra economia é possível, uma economia que alia retorno e regeneração”, afirma.