Globo terá nova holding a partir de 2026
Companhia escolhe executivo Luis Henrique Guimarães, ex-CEO da Cosan, para nova estrutura, que será implementada no próximo ano

(Crédito: Reprodução)
O Grupo Globo anunciou nesta terça-feira, 26, o projeto de criação de uma nova holding, que integrará o portfólio de empresas do grupo, em um movimento que, como justificativa, apoiar o crescimento econômico.
Para liderar a nova holding, que será implementada no início de 2026, o grupo escolheu Luis Henrique Guimarães, executivo que desde 2020, ocupava a função de CEO da Cosan S.A.
Em maio deste ano, contudo, Guimarães passou a ser membro do Conselho da Cosan. Também é conselheiro da Samarco, Stone, Armac e presidente do Conselho da Abrasca.
Por 20 anos, atuou na Shell, onde liderou operações no Brasil e em outros países.
De acordo com o comunicado, o papel da nova holding será assessor os acionistas e o Conselho de Administração “numa visão integrada e estratégica do portfólio de empresas do Grupo e da diversificação dos negócios, priorizando a gestão de valor do portfólio e a alocação eficiente de recursos”.
O texto pontua, contudo, que as empresas do Grupo Globo permanecem independentes, com foco em suas operações e autonomia na gestão.
Atualmente, o Grupo Globo contempla quatro empresas: A Globo, que reúne as operações de conteúdo (TV aberta, canais pagos, Globoplay, ge, g1, gshow e também a operação de OOH da Eletromidia, cujo controle societário foi adquirido em novembro de 2024); Sistema Globo de Rádio (que abriga as rádios Globo, CBN e BH FM); Editora Globo (que reúne as operações de mídia impressa, como O Globo, como Valor Econômico, Globo Condé Nast e editora Globo, responsável pelas publicações Época, Marie Claire, Autoesporte, Casa & Jardim, Globo Rural, Época Negócios e Pequenas Empresas, Grandes Negócios) e Globo Ventures (que combina diversas empresas em que os acionistas do grupo investem, como Alice, Alive, Arado, Arena, Buser, Cayena, Em Casa, Enjoei, Familhão, Franq, Gabriel, Galena, Hashdex, Ingresse, Kovi, Liv Up, Loja do Mecânico, Stone, Nomad, QuintoAndar, Winnin e outras).