Mauro Segura
2 de julho de 2013 - 8h40
Há poucos anos, num ótimo papo regado a um loooongo café, conversei com Daniela Braun sobre novas formas para as empresas se relacionarem melhor com os jornalistas. Dani é jornalista, comentarista do programa CBN Tecnologia da Informação, editora de Tecnologia do portal G1 e blogueira.
A verdade, nua e crua, é que os novos meios de comunicação trouxeram facilidades para os jornalistas na busca de informações e apuração das notícias, por outro lado, estes mesmos jornalistas atualmente enfrentam um tiroteio que vem de todos os lados em termos de notícia. As empresas, em geral, diante da facilidade de se construir um release e disparar na rede, viraram metralhadoras de notícias, disparando tiros para todos os lados, sem piedade e compaixão. Ficou fácil apertar o "send".
Na minha conversa com Dani, comentei sobre um possível uso das redes sociais na conversa entre empresas e jornalistas. Falei especificamente sobre usarmos blog para isso. Ela gostou, me pareceu que nunca tinha pensado na ideia, e falou algo que memorizei: "o blog valerá a pena se trouxer informações diferentes do que a empresa divulga via os meios tradicionais. O blog tem que mostrar os bastidores da empresa e trazer novidades, que não necessariamente serão usadas pela imprensa, mas vai ajudar muito em melhorar o conhecimento da empresa, quem é quem, seus produtos, serviços e objetivos". Guardei esse feedback pra sempre. Talvez ela nem mais se lembre disso, mas foi algo genuíno e sincero que fazia todo o sentido.
O tempo passou e eu não levei adiante o blog para jornalistas. O dia a dia e número de projetos prioritários sempre empurraram essa ideia para o futuro. Foi com surpresa que recebi do time de comunicação externa da IBM a ideia de lançarmos um blog para imprensa. A iniciativa partiu deles e fiquei entusiasmado. A proposta, ousada, merecia uma bela análise pois estávamos falando em criar mais uma forma de contato e relacionamento com os jornalistas. O blog teria que desempenhar um papel diferenciado e específico, trazendo novidade e valor, com clareza de seu papel.
Aprendi com o time os pontos mais importantes que justificaram a criação do blog:
1 – As redações estão ficando cada vez mais enxutas. Em diversos veículos os jornalistas que cobrem tecnologia também cobrem assuntos mais genéricos como cotidiano, cidades, economia, etc. Por isso, criar um espaço dedicado para apresentar tecnologia de forma mais simples e didática parece ser bem bacana. A proposta é buscar um equilíbrio nos posts para que seja interessante a todos – não fique nada nem muito básico nem muito complicado.
2 – Existe uma necessidade premente de alcançarmos a imprensa de fora do eixo Rio-SP. Quando saímos deste eixo verificamos que são poucos os jornalistas dedicados exclusivamente ao tema tecnologia. Muitos fazem parte de redações mais enxutas e têm que cobrir diversos assuntos, por isso não são experts em tecnologia, o que reforça a necessidade de materiais mais didáticos e amigáveis.
3 – Na IBM temos feito cada vez mais materiais visuais (infográficos, vídeos, imagens, fotos…), que são ótimos e de fácil entendimento. Tem sido um desafio levar tais materiais ao jornalistas usando os nossos meios tradicionais de comunicação (press release, por exemplo). O blog será um meio mais fácil e interativo para compartilhar materiais desse tipo.
4 – Sentimos que a comunicação com imprensa ocorre muito em mão única – ou a empresa manda um release pro jornalista ou o jornalista entra em contato pedindo informações e/ou entrevistas sobre um assunto. Sempre sentimos falta de um canal de mão dupla permanente, algo que permitisse um diálogo mais interativo, onde os jornalistas pudessem comentar, dar feedback, receber e pedir informações, interagir conosco, em qualquer hora ou dia. Queríamos dar mais conveniência e acesso dos jornalistas aos nossos materiais.
5 – Muitos termos estão em moda na área de tecnologia. Big Data, Cloud e Social Business são alguns deles, mas o número é enorme. Infelizmente a indústria de tecnologia é complexa e árida para quem não é da área. Nossa ideia é simplificar e desmistificar esses conceitos, mostrando como essas tecnologias estão presentes no nosso dia a dia, através de imagens, vídeos e depoimentos simples de especialistas.
6 – Ouvimos de alguns jornalistas, e não foram poucos, o feedback de que seria bom descomplicarmos não só a tecnologia mas também a IBM 🙂 Então o blog também será usado para explicar a IBM, falar sobre nossas áreas, contar histórias, mostrar personagens, etc.
As razões do blog estão aí. Faz sentido, né?
Não é por acaso que o nome do blog é "TI mais Simples"… ou "TI + Simples" 🙂
Creio que esta é uma forma inovadora de fazer comunicação e desenvolver relacionamento com o meio jornalístico. Queremos prover mais transparência, conveniência e conhecimento. Receber comentários e ideias a respeito será maravilhoso. No fundo, acredito que o conteúdo do blog vai além da imprensa, ele pode ser uma boa fonte de referência para estudantes, curiosos, admiradores e até profissionais atuantes na área de tecnologia.
Só o tempo dirá se o blog vai funcionar e cumprir seu papel.
Mauro Segura é líder de marketing e comunicação na IBM Brasil
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