Chieko Aoki
11 de setembro de 2012 - 11h05
Não me canso de repetir: é impressionante como os pequenos detalhes e gestos sinceros da alma fazem toda a diferença na vida das pessoas, e muitas vezes valem mais do que os benefícios da tecnologia e dos processos de trabalho. Certa vez, em uma de minhas viagens ao Japão, visitei um grande empresário em seu escritório e fiquei muito surpresa e impressionada quando vi uma foto em um porta-retratos que lá se encontrava, em uma estante atrás de sua mesa de trabalho.
A pessoa que nela estava não era um familiar querido, e sim o capitão-porteiro de um de nossos hotéis, esboçando um largo sorriso. Questionei o executivo o porquê de manter aquela imagem em seu ambiente profissional – afinal, o que nosso colaborador estaria fazendo ali? E a pronta resposta foi: “Quando estava em minhas reuniões de negócios e chegava ao hotel, meu stress passava ao ser recebido com aquele sorriso verdadeiro. Aqui em Tóquio, olho para essa foto toda vez que me sinto estressado e a lembrança é o meu remédio”.
E aquele simpático sorriso, fruto de uma simples atitude espontânea, de um colaborador que, com certeza, desempenha suas funções com paixão e dedicação, foi a principal recordação desse hóspede. Esta é a prova de que se hospedar é uma “experiência” que vai além de uma cama confortável, da potência do chuveiro ou de um vinho refinado que provou no jantar. Estes fatores são básicos – o ir além é a entrega da qualidade e da excelência através do encantamento e da satisfação intangível. Neste quesito, a cordialidade, a simpatia e a hospitalidade fazem parte do comportamento dos brasileiros. Todas essas características formam um cartão de visitas extremamente rico para o país e que temos que saber aproveitar cada vez mais.
Em nossa empresa pregamos o dogma de “servir com a alma”, uma crença de valores verdadeiros como a felicidade, a pro-atividade, a humildade, e outros detalhes tão fundamentais para que consigamos entregar aconchego, calor humano e momentos de alegria a pessoas que estão longe de casa, sozinhos em viagens a trabalho ou mesmo vivendo alguns dos momentos mais especiais de suas vidas, como uma noite de núpcias ou a tão sonhada viagem de férias com a família.
Brinco sempre que complicar é fácil e simplificar é difícil. Se cada um cultivar o melhor de sua atitude positiva, se der um exemplo, se ensinar ou aprender, se houver preocupação com o próximo, seja ele quem for, as experiências – para quem recebe ou para quem proporciona – se traduzirão em uma prazerosa satisfação mútua.
Levo comigo e busco praticar em meu dia a dia a sabedoria de Madre Teresa de Calcutá: “Não deixeis jamais de achegar-se de ti alguém sem que tenha feito dela uma pessoa melhor e mais feliz”. Pense neste exercício para sua vida profissional e pessoal!
Chieko Aoki é Presidente da Blue Tree Hotels
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