Assinar

Qual a sua história?

Buscar
Publicidade
Ponto de vista

Qual a sua história?


6 de setembro de 2011 - 11h59

Nos últimos quatro ou cinco anos, ouvimos falar muito de storytelling. Algumas das maiores marcas, como a Coca-Cola, Dove, Nike, e profissionais consagrados como Jean-Marie Dru, chairman da TWA, têm explorado seu poder. A aposta é que as marcas que terão maior sucesso serão aquelas que contarem as melhores histórias.
E eu acho que é por aí mesmo: as marcas que aprenderem a contar as melhores histórias, histórias que façam sentido para os consumidores e que os motivem, desenvolverão modos melhores de se relacionar com eles, fazendo com que a marca entre para sua memória.
Se a marca conseguir construir histórias tão bacanas a ponto de fazer parte da memória do consumidor, ela passará a ser mais duradoura na memória dele. É preciso que seja uma verdadeira conversa, e isso é raro e difícil, pois inclui tudo que as pessoas pensam, falam, escrevem, lêem, não só nas redes sociais, mas também pessoalmente, nos locais de trabalho, com suas famílias, etc.
Contar histórias é uma forma de inserir a marca na vivência e no cotidiano das pessoas. Com isso, passamos a fazer parte do dia a dia do consumidor, das coisas que ele faz, das suas escolhas, daquilo que ele compartilha. E uma memória muito rica vai sendo construída nesse processo. Se as histórias forem boas, se as marcas ajudarem a contar boas histórias, elas vão participar da escolha do que fica nessa memória e do que apenas passa.
É isso que a Fiat procura fazer na campanha de 35 anos. Como o que nos move são os brasileiros, estamos buscando histórias desses brasileiros para estar junto deles, seguindo o mote: #oquetemove?
Você pode assistir algumas dessas histórias, no vídeo abaixo.

* João Batista Ciaco é diretor de publicidade e marketing da Fiat e presidente da ABA

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Avon amplia pontos de venda e reforça atuação omnichannel

    Avon amplia pontos de venda e reforça atuação omnichannel

    Marca abre sua loja própria no Mercado Livre, chega à rede Bel Cosméticos e expande parceria com a Soneda

  • Quais presentes as crianças querem ganhar no Natal?

    Quais presentes as crianças querem ganhar no Natal?

    Pesquisa da Kids Corp. mapeou as diferenças entre os desejos dos pequenos de diferentes faixas etárias