Consul foca em brasilidade em novo momento da marca
Com Gil do Vigor e campanha criada pela Gut, marca quer reforçar a sua presença no cotidiano dos brasileiros
Consul celebra a conquista de um eletrodoméstico em campanha de reposicionamento (Crédito: Reprodução)
Na noite desta quinta-feira, 13, a Consul, marca da Whirlpool Corporation, apresentou na Casa Francisca, em São Paulo, o seu novo posicionamento. A comunicação traz como mote “Casa começa com Consul, Consul Casa com Brasil”, desenvolvido em parceria com a Ana Couto, e visa reforçar a sua presença no cotidiano do Brasileiro.
Para isso, a empresa aproveitou o seu aniversário de 75 anos, celebrado neste ano, para apresentar o reposicionamento que foca na ideia de levar soluções reais para o cotidiano dos consumidores.
Gustavo Ambar, diretor diretor-geral da Whirlpool Brasil, explicou que a empresa quer reforçar alguns atributos que são fortalezas para a companhia aproveitando a celebração de aniversário. “Antes mesmo da pandemia, tínhamos o desafio que é inerente a marcas longevas. Já identificávamos a necessidade de fazer correções evolutivas de território de marca”, disse.
A comunicação tem como insight dados de um estudo da Consumoteca, encomendado pela Whirlpool, que revelaram que 84% dos brasileiros veem a diversidade cultural como o principal traço da identidade nacional, enquanto 68% valorizam marcas que simplificam o dia a dia.
“Estamos ancorados em dados. Percorremos as cinco regiões do País para quais as mudanças e comportamentos e que pontos em comum eles tinham, principalmente em relação a casa, que é onde nossos produtos estão inseridos”, afirmou Bertha Fernandes, head de marcas e comunicação da Whirlpool Brasil.
Nesse contexto, a marca traz a conquista de um eletrodoméstico como um ponto de partida para definir o direcionamento da sua comunicação, além da origem da própria marca, que é brasileira e foi uma das responsáveis pela difusão de aparelhos de geladeiras no País, nos anos 50, quando foi criada.
Campanha
A fim de apresentar o novo momento da marca, a Consul apresenta uma campanha que mostra o espírito de Brasil e os hábitos e consumo dos brasileiros. A comunicação está dividida em três vídeos:“Chá Revelação”, “Boca Preferida” e “Ciclo Mãe”.
Para desenvolver a estratégia, além de se comunicar com os brasileiros, a companhia tinha o desafio de reapresentar uma marca que já estava no imaginário dos consumidores com uma comunicação forte, como por exemplo a tagline “Consul, parte da sua casa”, utilizada amplamente em campanhas nos anos 2000.
“Quando atualizamos o nosso olhar para o mercado, nos damos conta de que somos uma empresa com duas marcas com autoridade para falar de brasilidade. Conseguimos ver isso como uma fortaleza e potencializar”, comentou Ambar.
Para isso, a marca contou com o auxílio da Gut, agência que foi escolhida após um processo de concorrência que foi finalizado em setembro deste ano e esse é um dos primeiros projetos desenvolvidos pela empresa.
Squad de influenciadores
Como parte das iniciativas do reposicionamento, a Consul contará com um squad de influenciadores, como ex-BBB Isabela Nogueira, o chef Rodrigo Oliveira, dono do restaurante Mocotó, e o também ex-BBB e apresentador Gil do Vigor, que esteve presente no evento.
O influenciador contou que a marca sempre esteve em sua vida. “Eu sempre fui economista, e dizia a minha mãe que precisávamos comprar eletrodomésticos que durem. Eu estou conectado com marcas que representam quem eu sou, o povo brasileiro, é isso que significa para mim”, disse sobre a parceria.
Para ele, faz sentido estar presente nesse reposicionamento tanto por sua raiz, que traz muito da brasilidade, quanto por seu conteúdo que fala sobre educação e finanças, tendo em vista que parte do mote da Consul é apontar a compra de um eletrodoméstico como uma conquista.
Gil mantem atualmente um projeto chamado Aulão que proporciona educação para mais de 600 jovens em Pernambuco e conta com marcas como Brilhante, Vivo, Bic entre outras.
Comunicação pós-Cannes
Esse reposicionamento de marca é o primeiro grande trabalho realizado pela Gut, agência que foi foi escolhida para atender as marcas Brastemp e Consul em setembro, após um processo de concorrência conduzido pela Scopen, que contou também com a participação de AlmapBBDO, BETC, Euphoria, David e WMcCann.
A Whirpool precisou procurar uma nova representante após romper com a DM9, após uma crise, de repercussão internacional, que fez com que marca e agência perdessem um Grand Prix na edição deste ano do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions.
Na ocasião, o trabalho “Economia Eficiente de Energia”, criada pela DM9 para a Consul, usou manipulações no videocase, algo que foi alvo de denúncias e, posteriormente, de punição por parte da organização do Cannes Lions.
Além da desclassificação desse trabalho, a crise levou a DM9 a fazer outra investigação interna e devolver outros 10 troféus, conquistados este ano com outros dois cases. Após a crise do Cannes Lions, a DM9, na época, assumiu a responsabilidade pela criação do trabalho e a Whirpool declarou que não tolerava qualquer tipo de manipulação.
Mesmo com essa mudança, a crise de Cannes não afetou a forma como a empresa deve conduzir as suas campanhas, segundo Ambar. “Temos uma política de governança rigorosa e isso que aconteceu reforça nossas práticas internas e decisões. Tudo o que aconteceu lá [em Cannes] não interfere em nada as decisões associadas tanto de marca, quanto de campanha. Implica apenas em meros ajustes táticos e operacionais”.

